Todos os Cursos Oferecidos

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) oferecem mais de 100 opções de cursos técnicos presenciais com duração média de 1200 horas, divididas em três semestres.

O ingresso é feito mediante processo seletivo semestral (Vestibulinho). No momento da inscrição é preciso conferir quais os cursos oferecidos em cada unidade.


Açúcar e Álcool Administração Agenciamento de Viagem Agente Comunitário de Saúde Agricultura Agrimensura Agroecologia Agroindústria Agronegócio Agropecuária Alimentos Arquivo Automação Industrial Avicultura Biblioteconomia Bioquímica Biotecnologia Cafeicultura Calçados Canto Celulose e Papel Comércio Comércio Exterior Contabilidade Cuidados de Idosos Curtimento Dança Desenho de Construção Civil Desenvolvimento Comunitário Desenvolvimento de Sistemas Design de Interiores Design de Móveis Design Gráfico Edificações Eletroeletrônica Eletromecânica Eletrônica Eletrotécnica Enfermagem Eventos Fabricação de Instrumentos Musicais Farmácia Finanças Florestas Gastronomia Guia de Turismo Hidrologia Hospedagem Informática Informática para Internet Instrumentação Instrumento Musical Lazer Legislativo Logística Manutenção Aeronáutica em Célula Manutenção Automotiva Manutenção de Máquinas Pesadas Manutenção e Suporte em Informática Marketing Mecânica Mecanização Agrícola Mecatrônica Meio Ambiente Metalurgia Mineração Modelagem do Vestuário Móveis Multimídia Museologia Nutrição e Dietética Organização Esportiva Órteses e Próteses Paisagismo Portos Processos Fotográficos Produção de Áudio e Vídeo Produção de Cana-de-Açúcar Programação de Jogos Digitais Projetos Mecânicos Prótese Dentária Qualidade Química Recursos Humanos Redes de Computadores Regência Saneamento Saúde Bucal Secretariado Segurança do Trabalho Seguros Serviços de Restaurante e Bar Serviços Jurídicos Serviços Públicos Soldagem Teatro Telecomunicações Têxtil Transações Imobiliárias Transporte Metroferroviário Transporte Rodoviário Turismo Receptivo Vestuário Vidro Zootecnia

Os cursos técnicos a distância de Administração, Comércio, Eletrônica, Guia de Turismo, Secretariado e Sistemas de Energia Renovável são oferecidos nas modalidades online ou semipresencial. O ingresso nessas opções se dá por meio do Vestibulinho.


Os cursos técnicos a distância de Administração, Comércio, Eletrônica, Guia de Turismo, Secretariado e Sistemas de Energia Renovável são oferecidos nas modalidades online ou semipresencial. O ingresso nessas opções se dá por meio do Vestibulinho.


São três cursos com duração de três semestres: Administração, Comércio e Secretariado. As aulas são transmitidas pela web e podem ser acessadas via smart TV, computador, celular ou tablet. O estudante é responsável pelo seu próprio aprendizado, de forma autoinstrucional, organizando seu cronograma de estudos. Somente os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem semestralmente. Os livros e os vídeos estão disponíveis na internet.


É composto por de três séries anuais articuladas, com até oito aulas diárias em período integral. A matriz curricular conta com projetos de aprofundamento voltados às áreas do conhecimento, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho. Ao completar as três séries, o aluno recebe o diploma de técnico que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da educação superior.


Os cursos abrangem, concomitantemente, habilidades específicas do ensino técnico e conteúdos do Ensino Médio, buscando a interdisciplinaridade. O objetivo é oferecer a jovens e adultos trabalhadores oportunidades de escolarização que aliem a educação básica em nível médio e à educação profissional, com desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem a formação integral do aluno como cidadão e como profissional de qualidade.


Formação de cinco anos que integra Ensino Médio (técnico) e Superior (tecnológico). O aluno ingressa no Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico no curso escolhido e, depois de concluir um ciclo de três anos, pode completar o curso superior tecnológico na mesma área com mais dois anos de estudo. Os processos seletivos são anuais. A inscrição começa no final do segundo semestre para aulas a partir do início do ano seguinte


É composto por três séries anuais, com seis aulas diárias em meio período (manhã ou tarde). A matriz curricular mescla disciplinas da base nacional comum ao Ensino Médio com componentes do Ensino Técnico. Há a possibilidade, também, de oferta no período noturno, com parte da carga horária ministrada por intermédio de atividades não presenciais.

Ao completar as três séries, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da Educação Superior.