Alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) obtiveram médias iguais ou superiores às de estudantes de países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A comparação dos resultados dos dois grupos mostra que o desempenho dos alunos do Centro Paula Souza (CPS) supera diversos países em Leitura, além de ser semelhante em Matemática.
Em dezembro de 2023, a OCDE divulgou os resultados do Pisa, que avalia os conhecimentos de jovens de 15 anos de vários países em Matemática, Leitura e Ciências. A prova foi realizada em 2022. Esses dados são comparáveis ao Pisa for Schools (Pisa-S), no qual as Etecs foram avaliadas em 2021.
A análise dos resultados mostra que a média dos alunos das Escolas Técnicas em Leitura é 515, enquanto a dos países da OCDE na mesma competência é 476 e a do Brasil, 410.
Se comparado o desempenho das Etecs ao de cada país, é possível observar que 27 Escolas Técnicas ficam entre as 40 melhores posições em Leitura. Três Etecs da Capital – Guaracy Silveira; São Paulo, conhecida como Etesp; e Irmã Agostina – têm resultado superior ao de Singapura, o país mais bem colocado do mundo. Além disso, 17 Etecs estão à frente do Japão, por exemplo.
Em Matemática, estudantes das Escolas Técnicas alcançaram a mesma média dos países da OCDE: 472, superando a brasileira, que é 379. Na comparação com outras nações, vemos que 11 unidades do CPS estão entre as 30 melhores posições. A Etesp, por exemplo, teve desempenho superior ao do Japão e da Coreia do Sul.
Já em Ciências, enquanto os integrantes da OCDE têm média 485, a das Etecs é 479 e a do Brasil, 403. Dentre as 40 melhores posições no mundo, se destacam 14 Etecs.