Redes de Computadores

O aluno vai aprender a conectar computadores em rede, de modo que as máquinas compartilhem recursos como arquivos, internet, contas de e-mail e impressoras. O estudante vai conhecer os sistemas operacionais utilizados pelas redes e seus padrões de comunicação e as configurações de segurança da informação. Aprenderá como controlar o tráfego de dados, fazer cópias de segurança, programar a automação de tarefas e montar o cabeamento estruturado, que conecta os computadores aos servidores e armários de telecomunicações. Conhecimentos de matemática e física serão revisados ao longo do curso para o aprendizado de cálculo com números binários, eletrônica, propagação de ondas eletromagnéticas e óticas.

Carga Horária

1200 hrs

Duração/Semestre

3 semestres

Eixo tecnológico

Informação e Comunicação

Área de
Atuação

Instala e configura computadores e equipamentos de informática em rede. É responsável também por administrar, manter e analisar redes de computadores. O técnico instala ainda sistemas operacionais para os servidores que gerenciam as redes e configura o compartilhamento de recursos e as permissões de segurança entre as máquinas e os usuários. Além disso, o profissional monta os cabos e os armários de telecomunicações que abrigam servidores e outros equipamentos para rede; cuida da documentação, listando os dispositivos utilizados e executa projetos de implantação de redes de computadores em empresas.

Onde
Trabalhar

Em qualquer empresa que necessite de instalação e manutenção de redes de computadores, especialmente as empresas de telecomunicações e telemarketing, além de órgãos públicos.