Finanças


Descrição

Português, matemática e geografia são disciplinas básicas para a compreensão do curso de Finanças. Essa base vai ser importante para aprender, por exemplo, matemática financeira e economia, que são fundamentais para analisar relatórios que expliquem a situação financeira de uma empresa – lucros obtidos, dívidas a pagar, entre outros. O estudante vai aprender a analisar diversas operações financeiras, como financiamentos, empréstimos e aplicações. Também aprenderá a apurar resultados para verificar as possibilidades de um negócio ser bem-sucedido. Durante o curso, o aluno vai conhecer as leis que regulam o funcionamento das empresas e vai aprender a elaborar documentos como notas fiscais, orçamento e recibos de pagamento. O aluno vai aprender também a fazer planilhas no computador para registrar e analisar informações.

Atuação

O técnico em Finanças pode trabalhar registrando o fluxo de caixa de uma empresa, isto é, a entrada e a saída de dinheiro, elaborando planilhas diversas, como das contas a pagar e a receber, e auxiliando na conferência dos extratos bancários da empresa. O profissional também realiza cobrança de dívidas, negociando o pagamento em parcelas ou oferecendo descontos. O técnico pode ainda analisar operações de crédito, como empréstimos e financiamentos, tanto para empresas como para consumidores.

Onde trabalhar

No setor financeiro de qualquer tipo de empresa, em comércios, bancos públicos e privados, agências ou cooperativas de crédito, corretoras de títulos e valores mobiliários (instituições que oferecem plataformas de investimento pela internet, consultoria financeira e intermediação na negociação de investimentos, como ações etc.), agências de câmbio e Bolsa de Valores.

Onde estudar

// // //