Enade

O curso de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sumaré é o melhor do Brasil, segundo a última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2022. Na tabela de convergência do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, a graduação equivale a Processos Gerenciais.

Ao conquistar conceito 5, o maior possível na avaliação, o curso foi o primeiro colocado tanto entre as instituições públicas quanto privadas de Ensino Superior no País. “É importante exaltar que o resultado obtido é fruto de um trabalho em equipe, que envolve alunos, professores, coordenação e direção. O fio condutor que orienta o curso foi efetivado com muito empenho e dedicação”, comemora a diretora da Fatec, Ivanete Bellucci Pires de Almeida.

No ranking geral de Processos Gerenciais ainda aparecem entre as 20 instituições com as melhores colocações do País as Fatecs Zona Leste, da Capital (sexto lugar), Presidente Prudente (16º), São Paulo, também da Capital (17º) e Guaratinguetá (18º), todas com conceito 5. Entre as 20 melhores públicas, dez são Fatecs – confira a relação nos links abaixo. Nestes casos, a graduação equivalente na tabela de convergência foi Gestão Empresarial.

Outros destaques nacionais

Entre as instituições públicas brasileiras, as Fatecs administradas pelo Centro Paula Souza (CPS) ficaram com os três primeiros lugares no curso de Logística, com as unidades de Guarulhos, Zona Leste e Mogi das Cruzes, respectivamente. Ao todo, são 12 Fatecs entre as 20 melhores públicas do Brasil na graduação.

Já a Fatec Ipiranga, localizada na zona sul da Capital, foi a melhor pública do País em Gestão Comercial. Também aparecem entre as melhores públicas nacionais que oferecem o curso as unidades de Araraquara, Adamantina, São Roque, Itaquaquecetuba, Assis, Santana de Parnaíba e Marília, nesta ordem.

A Fatec Zona Leste foi a primeira colocada entre as 11 instituições públicas de Ensino Superior Tecnológico do Brasil avaliadas no curso de Comércio Exterior.

Ainda compõem o ranking da graduação outras seis Fatecs: Guarulhos, Indaiatuba, Barueri, São Caetano do Sul, Praia Grande e Itapetininga.

Entre as oito instituições públicas brasileiras avaliadas no curso de Marketing, as duas primeiras colocadas são as Fatecs Sebrae, da Capital, e Jaboticabal, respectivamente.

Oito Fatecs estão entre as 20 melhores públicas nacionais em Gestão de Recursos Humanos: pela ordem, Mogi das Cruzes, Ipiranga, Taubaté, Barueri, Zona Leste, São Carlos, Franca e Sumaré.

As informações estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Desempenho geral das Fatecs

Os dados do Enade foram divulgados pelo MEC e pelo Inep na última terça-feira, 31 de outubro. Nesta edição, 10 Fatecs obtiveram 12 conceitos 5.

As Fatecs Ipiranga, São Paulo, Sebrae e Zona Leste (localizadas na Capital), Guaratinguetá, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Sumaré e Taubaté conquistaram a nota máxima, nos cursos superiores de tecnologia em Gestão Empresarial e Gestão de Negócios e Inovação, Logística, Marketing e Recursos Humanos. As unidades do CPS conquistaram ainda mais 45 conceitos 4, em uma escala de 1 a 5.

“Existe um trabalho contínuo de aperfeiçoamento da qualidade da educação profissional e tecnológica que oferecemos. Desde a modernização de currículos e laboratórios dos cursos até a constante capacitação de nosso corpo docente. Essas medidas refletem no desempenho dos alunos”, elogia o coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS, Rafael Ferreira Alves.

Confira nos links abaixo alguns resultados das Fatecs no Enade 2022

Resultados de anos anteriores