Avaliação dos Serviços Públicos

avaliação institucional

Enade

Enem

Ideb

Observatório Escolar

Pisa

Alunos das Etecs e Fatecs participam de avaliações de desempenho nacionais e internacionais.

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho dos alunos ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.

A prova é usada como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Universidades usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no Ensino Superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Já o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular indispensável dos cursos de graduação, composto por dois instrumentos obrigatórios: uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um questionário. Devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do aluno ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é um exame que avalia a competência de alunos de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciências em todo o mundo. O Pisa trabalha com resultados nacionais para obter um panorama do sistema de ensino de cada país, enquanto a versão para escolas (Pisa-S) faz um retrato específico de uma determinada instituição. As Etecs participam desta última versão do exame.

Conheça também as pesquisas: