Intercâmbio Cultural

Intercâmbio Cultural

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS), que oferece 332 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Serão beneficiados os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

Do total de bolsas de estudo, 245 serão destinadas às Etecs, sendo 3 vagas para alunos de cursos técnicos na modalidade de educação a distância (EaD). Nas Fatecs, serão selecionados 87 alunos, sendo 3 vagas para estudantes matriculados em cursos a distância e 3 para alunos da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).

Nas Etecs, podem se candidatar jovens matriculados na segunda série dos Ensinos Médio ou Integrado ou no segundo módulo dos cursos técnicos. Já nas Fatecs, o estudante precisa ter um Percentual de Progressão (PP) de Intercâmbio de 50 a 75% (informação disponível no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA), com exceção da Fatec Votorantim, que iniciou as atividades neste ano, o percentual será de 14 a 50%.

O intercâmbio prevê um curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, com duração de quatro semanas, com as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) e Sevis para entrada nos Estados Unidos, ajuda de custo e tag de identificação das malas. Caberá ao participante providenciar e custear documentos pessoais necessários para a viagem, como passaporte e custos de deslocamento para obtenção do visto americano. Os embarques estão previstos para novembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024. As inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de agosto, exclusivamente pela internet.

Editais:

Edições anteriores:

O Intercâmbio Cultural foi realizado pela primeira vez entre 2011 e 2015 e levou mais de 2,5 mil estudantes e 400 professores de Etecs e Fatecs para Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile. Confira os relatos.

Entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, mais 327 estudantes e 17 docentes de Etecs e Fatecs foram beneficiados pela iniciativa e tiveram como destino as cidades de Brighton, Cambridge, Canterbury, Eastbourne, Londres, Oxford e Worthing, na Inglaterra, e Dublin, na Irlanda. Confira balanço da última edição.