Curtimento

A principal disciplina do curso é a química, voltada para o tratamento de peles e couro. O aluno aprenderá desde os cuidados com os animais até a eliminação de pelos e gordura do couro para transformá-lo em um material duradouro. O conteúdo do curso também engloba a histologia, que estuda os tecidos biológicos, para entender o tratamento de peles exóticas legalizadas pelo Ibama, como jacaré e avestruz, por exemplo.

Carga Horária

1200 hrs

Duração/Semestre

3 semestres

Eixo tecnológico

Produção Industrial

Área de
Atuação

O profissional pode atuar nas diferentes etapas do processo de curtimento de pele e couro. Classifica, controla a qualidade do produto, coordena o desenvolvimento de amostras, atua na manufatura, na assistência técnica e venda de produtos para couro. Realiza operações e processos de curtimento, acabamento molhado, secagem, pré-acabamento e acabamento para produção de couro. Desenvolve processos visando à sustentabilidade do produto final. Outra opção é a manipulação de produtos químicos na indústria ou uma estação de tratamento de água ou esgoto. Também é possível trabalhar como pesquisador.

Onde
Trabalhar

Curtumes, setores de recurtimento/tingimento/ engraxe; laboratório de desenvolvimento de artigos de couro; laboratório de qualidade de couro; monitoramento de efluentes; tratamento de água, resíduos e esgoto. Venda e classificação de couro (wet blue, que passou por um processo inicial de curtimento); venda de couro semiacabado e acabado. Indústrias químicas; venda de produtos químicos para peles, couro e para artigos afins, como calçados; venda e implementação de máquinas e equipamentos para curtume; desenvolvimento de produtos químicos para curtume; vendas e aplicação de produtos químicos para tratamento de efluentes; fábricas de calçados e artefatos; laboratórios de pesquisa.

Onde
Estudar

Franca  -  Franca Etec Prof. Carmelino Correa Junior