Ideb

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 mostram que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) mantiveram o desempenho de alto nível, apesar da pandemia de Covid-19.

A nota média das Etecs no Ideb foi 5,9, índice superior à média do Ensino Médio no Brasil (4,2). Também é maior que o indicador obtido pelas escolas estaduais do País (3,9), pelas escolas públicas brasileiras (3,9) e pelas escolas privadas nacionais (5,6).

A análise dos dados mostra que as dez melhores escolas públicas da Capital paulista são Etecs. Entre as 50 melhores públicas do Estado, 46 são unidades do CPS. Já a lista das 90 melhores escolas públicas do Brasil inclui 35 Etecs.

Entre as Etecs com melhor desempenho destacam-se a Irmã Agostina (Capital) e Presidente Vargas (Mogi das Cruzes), que obtiveram nota 6,9.  Na sequência aparece a Etec Professor Basilides de Godoy, também da Capital, com 6,7, mesma nota das unidades de Embu e Taboão da Serra, ambas localizadas na Região Metropolitana. Ao todo, 113 Etecs foram avaliadas nessa edição. 

Criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil, o Ideb é calculado a cada dois anos. O indicador reúne o fluxo escolar (aprovação, retenção e evasão) e as médias de desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que, no caso do Ensino Médio, avaliam Língua Portuguesa e Matemática.

Embora a metodologia do indicador de 2021 não tenha sido alterada, o que permite a comparação com outras edições, o Inep e especialistas em educação alertam para o cuidado necessário ao traçar um paralelo entre os resultados de 2021 e os de outros anos porque o último índice foi impactado pela pandemia.