Telecomunicações

Eletrônica e Informática são as bases do curso técnico em Telecomunicações. Para a compreensão desses assuntos, o estudante vai rever conceitos de matemática para o aprendizado de computação e de física sobre eletricidade e ondas eletromagnéticas. Entre os temas de Informática que serão estudados estão linguagem de programação e instalação e configuração de sistemas operacionais e de redes de comunicação, inclusive a conexão de dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia à internet. Essa conexão é uma revolução tecnológica chamada de internet das coisas. Outras novas tecnologias, como TV Digital, 4G e 5G, também serão abordadas ao longo do curso.

1200 hrs

Duração/Semestre

Eixo tecnológico

Informação e Comunicação

Área de
Atuação

É responsável pela instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações para a transmissão de voz, sons, imagens e/ou dados por telefone, rádio, televisão, computador e celular, tanto via cabos de cobre ou de fibra ótica, quanto sem fio. O técnico cuida dos equipamentos de infraestrutura desses sistemas, como antenas e cabos, por exemplo. O profissional é capaz de verificar o sinal de transmissão dos dados, identificar falhas no funcionamento de equipamentos de telecomunicações e efetuar a substituição dos itens com problemas. O técnico pode atuar também na realização de testes do sistema e dos equipamentos utilizados para telecomunicações.

Trabalhar

Empresas de telecomunicações, como operadores de telefonia fixa e móvel e emissoras de rádio e TV, além de prestadoras de serviço de telecomunicações e fabricantes de equipamentos para o setor. O técnico também pode atuar como autônomo.

Estudar

Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Etec Getúlio Vargas (Ipiranga) Franca  -  Franca Etec Dr. Júlio Cardoso