Comércio


Descrição

Os processos de compra e venda de produtos e de oferta de serviços são o foco do curso. Uma das ferramentas importantes para a formação é matemática, pois servirá de base no aprendizado do cálculo de lucro da empresa e do preço dos produtos que serão vendidos e dos serviços que serão oferecidos. O aluno também vai estudar como receber, armazenar e organizar mercadorias e como recolher e devolver produtos. Aprenderá a analisar e avaliar a concorrência e os fornecedores, controlar a qualidade dos produtos e serviços, negociar com clientes e parceiros e elaborar pesquisas sobre a percepção do consumidor a respeito de um produto, serviço ou marca. O estudante vai aprender ainda algumas técnicas de marketing, como por exemplo a arrumar as mercadorias que serão vendidas em supermercados, lojas de sapatos, farmácias e padarias, entre outros pontos de venda, de modo a chamar a atenção dos clientes.

Atuação

Em um comércio, pode trabalhar como vendedor, atender e cadastrar clientes, produzir relatórios comerciais (sobre aumento ou queda de vendas, quantidade de mercadorias em estoque etc.) e acompanhar a situação dos pedidos realizados (se um produto comprado já foi produzido ou se já foi entregue, por exemplo), alimentando o banco de dados da empresa com informações. O técnico em Comércio pode organizar os produtos no ponto de venda assim como realizar a demonstração da mercadoria para os clientes em uma loja. O profissional também pode controlar e organizar o estoque de produtos. Há ainda a possibilidade de trabalhar como comprador para uma empresa.

Onde trabalhar

Desde uma pequena quitanda até uma multinacional, passando por lojas, empresas de vendas pela internet, indústrias, instituições públicas e organizações do terceiro setor.

Onde estudar

// // //