Equipamentos Biomédicos

O estudante vai aprender a executar projetos, realizar montagem, manutenção e operação de equipamentos, sistemas e instrumentos médico-odonto-hospitalares, além de supervisionar trabalhos de instalação e reparos. Diferenciar os atendimentos técnicos em regime hospitalar, clínico e laboratorial. Conhecer as estruturas do corpo humano, identificando os riscos e os critérios de utilização dos instrumentos biomédicos, bem como a mobilidade dos mecanismos. Planejará e aplicará técnicas, métodos de controle de erros e defeitos focados em manutenção dos equipamentos e processos de produção, além de aplicar técnicas de melhoria contínua.

Neste curso serão desenvolvidos ainda conhecimentos de eletrônica, mecânica, grandezas físicas e saúde, com foco em preparar o profissional especializado em pesquisa, desenvolvimento e pós-mercado de equipamentos médico-hospitalares para garantir disponibilidade, confiabilidade e segurança no uso desses equipamentos.

Carga Horária

1200 hrs

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Área de
Atuação

O técnico em Equipamentos Biomédicos realiza e supervisiona a execução de trabalhos de instalação, manutenção e reparo de equipamentos, sistemas e instrumentos médico-odonto-hospitalares. Aplica técnicas e métodos de controle de erros e defeitos na linha de produção. Participa na identificação e atuação das causas geradoras de defeito a fim de manter a qualidade dos produtos e serviços.

Aplica regulamentos, normas técnicas e de segurança do trabalho e meio ambiente em conformidade com padrões nacionais e internacionais. Pode atuar na prestação de serviços técnicos para equipamentos e instrumentos médico-odonto-hospitalares.

Onde
Trabalhar

Serviços de assistência técnica e manutenção; laboratórios de controle de qualidade e pesquisa; empresas de calibração, fabricação e comercialização de equipamentos e instrumentos médico-odonto-hospitalares; laboratórios de análises clínicas; hospitais, clínicas e estabelecimentos de saúde.

Pré-requisitos

Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, ou estar matriculado na 2ª Série.

Onde
Estudar

Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira (Vila Guilherme)