Serviços Públicos

No curso, serão abordados geografia, história, sociologia e língua portuguesa. O aluno aprenderá sobre o sistema político brasileiro, isto é, a forma como o governo é organizado e quais são as atribuições de suas três esferas (federal, estadual e municipal) e dos três poderes – Executivo (são os prefeitos, governadores e presidente, que têm a atribuição de governar o povo), Legislativo (são os vereadores, deputados e senadores, responsáveis por criar as leis) e Judiciário (formado pelos juízes, que interpretam as leis e fiscalizam seu cumprimento). O aluno vai estudar também a Constituição Federal (direito constitucional), a cobrança de tributos, como os impostos (direito tributário) e as leis que regulam os processos licitatórios – procedimentos para a contratação de serviços e a aquisição de produtos. O curso aborda ainda organização das finanças públicas, noções de planejamento para a administração pública e técnicas para analisar e arquivar documentos.

Área de
Atuação

Em instituições públicas, auxilia o gestor em diferentes atividades, como atendimento ao público; elaboração de orçamentos, relatórios e planilhas; redação de projetos; acompanhamento de políticas públicas, incluindo a análise de resultados das ações implementadas; envio de publicações para os veículos oficiais; organização e arquivamento de documentos etc. No setor privado, o técnico pode auxiliar na participação das empresas em processos licitatórios públicos, verificando as exigências dos editais e separando a documentação necessária para a concorrência, por exemplo. No terceiro setor, o profissional pode atuar na preparação de relatórios e na prestação de contas, entre outras tarefas.

Onde
Trabalhar

Órgãos e instituições públicas (prefeituras, governos estaduais, ministérios, fundações, autarquias, tribunais de justiça etc.), no setor de licitações em empresas privadas e também na área administrativa de entidades do terceiro setor, como Organizações não Governamentais (ONGs).

Onde
Estudar

Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Etec Cepam (Butantã) Itapeva  -  Itararé Etec de Itararé Barretos  -  Bebedouro Etec Prof. Ídio Zucchi

Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Etec Cepam (Butantã) Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Etec Prof. Camargo Aranha (Mooca)

Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Etec Cepam (Butantã)