Enfermagem na Assistência ao Idoso

O especialista em Enfermagem na Assistência ao Idoso integra a equipe de saúde que atua no atendimento às pessoas com 60 anos ou mais, com compreensão no processo de envelhecimento humano, conhecimentos teóricos e treinamento específico. Transmite valores e desenvolve habilidades focadas na solidariedade humana e cidadania, que possibilitam um melhor cuidado de si, ampliando essa prática para a pessoa idosa na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do processo saúde-doença. Como técnico, atende ao idoso em suas necessidades básicas, atividades de vida diária, inclusão, direitos, recreação, de forma parcial ou integral. Realiza cuidados de enfermagem ao idoso portador de doenças agudas ou crônicas, de tratamento clínico ou cirúrgico. Previne, identifica e comunica a ocorrência de maus-tratos a esta população. Promove sua relação com a família, serviços de saúde e comunidade.

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Onde
Trabalhar

Hospitais, unidades de saúde e estratégia saúde da família, instituições de longa permanência, e atendimento em domicílio.

Pré-requisitos

Para ingressar no curso o aluno deve ter concluído a habilitação profissional técnica de nível médio de Técnico em Enfermagem, ou curso equivalente (de acordo com a Tabela de Convergência do CNCT do MEC).

Onde
Estudar

No momento, este curso não é oferecido