Comércio Exterior


Descrição

O conteúdo do curso inclui contabilidade, tributação, espanhol e inglês instrumentais, logística, administração, marketing, ética e cidadania organizacional, tributação, cálculo estatístico e financeiro, técnica de negociação e legislação do comércio exterior.

Atuação

O técnico em Comércio Exterior atua na coleta e processamento de informações sobre os trâmites legais e logísticos de importação e exportação. Acompanha e realiza as etapas do processo de desembaraço de mercadorias, como vistoria aduaneira, elaboração e encaminhamento do pagamento de taxas e impostos, além da apresentação de documentos à receita federal e outros órgãos do setor. Outras funções desempenhadas por este profissional são o registro da operação de importação e exportação de mercadorias, monitoramento do câmbio de moedas estrangeiras e apoio aos importadores e exportadores na elaboração de documentos.

Onde trabalhar

Portos, empresas de importação e exportação, indústria, comércio, agronegócio, consultorias de logística, instituições financeiras e órgãos do terceiro setor. O técnico está capacitado ainda a ocupar cargos públicos em secretarias, ministérios e órgãos federais.

Onde estudar

// // //