Cuidados de Idosos

O Técnico Em Cuidados De Idosos é o profissional que atua diretamente com a população da terceira idade, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, cultura, inclusão, recreação e lazer, sob a supervisão do enfermeiro. Como Auxiliar de Enfermagem executa ações de proteção e prevenção relativas à segurança e biossegurança, de atendimento de suporte básico à vida, de apoio ao diagnóstico, de assistência ao cliente/ paciente incluindo a administração da medicação prescrita. Tem como função servir de elo entre o idoso e a família, os serviços de saúde, os grupos de convivências, lazer e cultura e a comunidade em geral. O trabalho junto aos profissionais da saúde possibilita a sistematização das atividades a serem realizadas no próprio domicílio, privilegiando-se aquelas relacionadas à promoção da saúde, à prevenção de incapacidades e à manutenção da capacidade funcional da pessoa idosa, evitando-se, assim, na medida do possível, hospitalização, asilamentos e outras formas de segregação e isolamento.

Observação: Para o Curso de Técnico em Cuidados de Idosos, o candidato deverá ter: a) Ensino Médio completo; b) Idade mínima de 18 (dezoito) anos completos; c) Certificado de Auxiliar de Enfermagem ou 2 (dois) módulos do Curso de Técnico em Enfermagem.

Carga Horária

1424 hrs

Duração/Semestre

3 semestres

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Onde
Trabalhar

Equipes multidisciplinares juntamente com os diversos profissionais de nível superior da área da Saúde, em domicílios, hospitais, clínicas de repouso e instituições especializadas (de longa permanência).

Onde
Estudar

No momento, este curso não é oferecido