Retrospectiva 2019: confira os assuntos que foram destaque

Ano entrará para a história do CPS com o lançamento de programas e a expansão da oferta de cursos, além de conquistas que reforçam a excelência do ensino oferecido à população

27 de dezembro de 2019 10:39 am Etec, Fatec, Institucional

Ano foi marcado pela criação de novos cursos e programas, projetos premiados e comemoração do jubileu de ouro | Foto: Divulgação

Na temporada em que celebrou seu aniversário de 50 anos, o Centro Paula Souza (CPS) teve muitos motivos para comemorar. Foram lançados novos programas como Novotec, Meu Emprego e Minha Chance, realizados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Houve também a criação de novos cursos em nível técnico e superior tecnológico, aumentando as opções para quem busca uma carreira sólida e promissora nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

Entre as novidades, estão ainda a recém-criada Fatec Matão, a implantação da Etec Guarulhos e a inauguração do novo prédio da Fatec Santana de Parnaíba. O ano foi marcado, mais uma vez, pelo excelente desempenho dos alunos em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Pisa para Escolas, além de conquistas de medalhas de conhecimento e participações em feiras tecnológicas, desafios e hackatons.

Confira a seguir uma seleção dos melhores momentos que viraram notícia, mês a mês:

Janeiro

O ano de 2019 começou com a participação de três Fatecs na 11ª edição do Global Game Jam (GGJ). A maratona de desenvolvimento de jogos digitais contou com 48 sedes no Brasil e 777 ao redor do mundo. O período de férias também é uma boa época para quem pretende aperfeiçoar seus conhecimentos com um curso rápido gratuito a distância. O Centro Paula Souza lançou os cursos livres online de Formação de Professores Mediadores para Educação a Distância (EaD) e de programação de Arduíno na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo).

Fevereiro

Com o início das aulas, o CPS estreou uma nova modalidade de formação que promove a Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior (AMS). Baseado no modelo internacional P-Tech, o formato possibilita que o estudante complete em cinco anos o Ensino Médio, o Técnico e o Superior. Outra novidade foi a criação da Fatec Matão pelo Governador João Doria. Com a nova unidade, a instituição chegou à marca atual de 73 Fatecs e 223 Etecs no Estado. O mês foi marcado ainda pela visita da embaixadora de tecnologia da ONU, a participação de professores na Campus Party Brasil e o lançamento do curso de Felicidade.

Março

No dia 1º de março foi lançado o programa Novotec, com o objetivo de implantar o Novo Ensino Médio no Estado e aumentar as oportunidades de profissionalização do jovem. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Fatec São Paulo organizou o evento Tech Woman. Mais de 3,7 mil alunos de Etecs foram aprovados em vestibulares de instituições públicas. As Etecs também conquistaram 15 prêmios na 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). No esporte, um professor ajudou o Brasil a faturar medalha de prata no futsal unificado e um aluno foi campeão de tênis nas Olimpíadas Especiais, em Abu Dhabi.

Slider image

Janeiro: CPS lança cursos online de Professores Mediadores para EaD e programação de Arduíno | Foto: Divulgação

Slider image

Fevereiro: Alunos e professores participam de atividades na Campus Party Brasil | Foto: Gastão Guedes

Slider image

Fevereiro: Governador João Doria assina decreto de criação da Fatec Matão | Foto: Divulgação

Slider image

Fevereiro: Embaixadora da ONU Mariéme Jamme (centro) visita Etec de Pirituba | Foto: Divulgação

Slider image

Março: Governo do Estado de São Paulo lança o programa Novotec | Foto: Gastão Guedes

Slider image

Março: Mais de 3,7 mil alunos de Etecs aprovados em vestibulares de instituições públicas | Foto: Gastão Guedes

Slider image

Março: Começam as aulas de Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior | Foto: Gastão Guedes

Slider image

Março: Gustavo Paz (centro), aluno de Etec de Jundiaí, é campeão de tênis em Abu Dhabi | Foto: Divulgação

Slider image

Março: Projetos de Etecs conquistam 15 prêmios na 17ª edição da Febrace | Foto: Gastão Guedes

Abril

Duas iniciativas foram lançadas pela Assessoria de Comunicação (AssCom): o Guia de Comunicação Inclusiva e o projeto Aulas Fundamentais no Youtube. Na reta final do prazo para declaração do Imposto de Renda, cinquenta Etecs e Fatecs organizaram mutirões de auxílio aos contribuintes. Abril ficou marcado pela realização de eventos, incluindo a participação de alunos na Agrishow. A Fatec Sebrae promoveu a Semana de Inovação. A Fatec Jaboticabal organizou o Simpósio de Tecnologia e Biocombustíveis. A Fatec Garça realizou a Feira de Empreendedorismo e a Fatec São Sebastião sediou o Congresso de Empreendedorismo Sustentável.

Maio

O Governo do Estado lançou o programa Minha Chance, que oferece cursos de qualificação em parceria com o setor empresarial. O CPS firmou acordo com a Volkswagen para implantar a modalidade de ensino AMS em São Caetano do Sul. Gabriela Ohl, aluna da Etec de Artes participou de reality show musical na TV Cultura. Oito Etecs ganharam 49 medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. O primeiro curso técnico de Nutrição do País comemorou 80 anos. Em maio, as Etecs tradicionalmente promovem atividades especiais durante a Semana Paulo Freire. O FatecLog chegou à sua décima edição e foi realizado na Fatec Guarulhos.

Junho

Participação do CPS na conferência do Pisa para Escolas, avaliação internacional que contou com a participação de quatro Etecs em 2017. A nota dos alunos superou países como Finlândia, Japão e Canadá. Também saiu o resultado da última edição do Enem, repetindo o ótimo desempenho das unidades do CPS nos anos anteriores. O Portal Meu Emprego foi lançado pelo Governo do Estado com objetivo de integrar os cursos gratuitos de qualificação. Projeto de estudante da Fatec São Caetano do Sul venceu o Hackaton da Fiesp e alunos da Etecs de Iguape e Jaraguá (Capital) foram premiados em concursos de redação e ilustração.

Slider image

Abril: Professor Thiago Hernandes estreia a série Aulas Fundamentais | Foto: Reprodução

Slider image

Abril: Centro Paula Souza lança Guia de Comunicação Inclusiva | Foto: Divulgação

Slider image

Abril: Cinquenta Etecs e Fatecs oferecem consultoria para declaração do imposto de renda | Foto: Divulgação

Slider image

Abril: Estudantes das Etecs e Fatecs vão à Agrishow, em Ribeirão Preto | Foto: Divulgação

Slider image

Maio: Governo de São Paulo lança programa Minha Chance | Foto: Divulgação

Slider image

Maio: Centro Paula Souza e Volkswagen firmam parceria para P-Tech | Foto: Divulgação

Slider image

Maio: Aluna da Etec de Artes participa de reality show na TV Cultura | Foto: Maria Tuca Fanchin

Slider image

Maio: Alunos de Etecs são medalhistas na Olimpíada Matemática Sem Fronteiras l Foto: Divulgação

Slider image

Maio: Etecs organizam diferentes ações durante a Semana Paulo Freire l Foto: Divulgação

Slider image

Junho: Etecs superam Finlândia, Japão e Canadá no Pisa para Escolas | Foto: Divulgação

Slider image

Junho: Mais uma vez, Escolas Técnicas Estaduais se destacam no Enem | Foto: Gastão Guedes

Slider image

Junho: Portal Meu Emprego integra cursos gratuitos de qualificação | Foto: Divulgação

Julho

No recesso de meio de ano, professoras de inglês de sete Etecs ganharam bolsas para aprimorar seus conhecimentos nos estados norte-americanos de Michigan e Ohio. Enquanto isso, jovens estrangeiros participavam de cursos e atividades na Fatec Sebrae. Anna Fisher, uma das primeiras astronautas da Nasa, visitou a Etec de Pirituba, na Capital. Foi assinada uma parceria com a Fundação Coopercitrus para ampliar a oferta de cursos na área de agronegócio na cidade de Bebedouro. O Centro Paula Souza lançou dois novos cursos: Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e Design Thinking.

Agosto

O segundo semestre começou com uma conquista inédita. A Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, foi a grande campeã da Fórmula Drone. A competição envolveu instituições de ensino de todo o Brasil, além de alunos de outras seis Etecs. Inteligência artificial foi o tema de um fórum sobre novas tecnologias promovido pelo CPS, que também realizou um simpósio abordando os desafios da educação. Já o curso de empreendedorismo do programa Escola de Inovadores passou a ser oferecido em 40 municípios. Na maratona de programação InterFatecs, realizada em Ourinhos, a Fatec Sorocaba levantou o troféu de campeã.

Setembro

SDE lançou o programa Meu Emprego – Trabalho Inclusivo, com a oferta de 17 mil vagas em 61 cursos de qualificação do CPS para pessoas com deficiência. Setembro também marcou o início do Torneio da Etec de Esportes, que reuniu 8 mil alunos de 42 unidades para disputar diversas modalidades esportivas e culturais. Um robô para inspecionar dutos, criado por alunos da Fatec Itaquera, da Capital, foi premiado em uma feira internacional. O CPS sediou um evento internacional sobre Ensino Superior e realizou um debate sobre educação midiática e fake news. O projeto Girl Power da Etec de Hortolândia foi o vencedor do Pense Grande.

Slider image

Julho: Professoras de Etecs ganham bolsas de estudos nos EUA | Foto: Divulgação

Slider image

Julho: Estudantes estrangeiros participam de atividades sobre cultura brasileira na Fatec Sebrae | Foto: Divulgação

Slider image

Julho: Estado assina parceria para ampliar cursos em Bebedouro | Foto: Divulgação

Slider image

Agosto: Estudantes de Etec de Piracicaba são campeões da Fórmula Drone | Foto: Divulgação

Slider image

Agosto: Programa Escola de Inovadores abre inscrições em 40 municípios | Foto: Divulgação

Slider image

Agosto: Fatec Sorocaba é campeã da oitava edição da InterFatecs | Foto: Divulgação

Slider image

Setembro: Mais de 8 mil alunos participam de Torneio da Etec de Esportes | Foto: Gastão Guedes

Slider image

Setembro: Pense Grande elege projetos vencedores criados nas Etecs | Foto: Divulgação

Outubro

É o mês de aniversário do CPS. A Revista da instituição ganhou edição especial para tratar dos 50 anos do Paula Souza. Mensagens de parceiros, mostra dos superintendentes, jornada sobre o patrimônio cultural e o olhar para o futuro com o Novotec estão entre os destaques. Outubro também é o mês da ciência e tecnologia nas Etecs e Fatecs. Quatro representantes de Escolas Técnicas foram escolhidos para o Parlamento Jovem Brasileiro e uma professora da Etec de Pindamonhangaba vai estudar na Itália depois de vencer o concurso de risotos. A Fatec Santana de Parnaíba ganhou nova sede, enquanto as Fatecs, novamente, se destacavam no Enade.

Novembro

Em homenagem ao Dia dos Mortos, alunos participaram de um concurso de altares, em parceria com o Consulado do México. Um estudante de Etec se classificou para o torneio mundial de robótica na França e uma ex-aluna de Fatec recebeu aporte financeiro para desenvolver uma fórmula que promete eliminar agrotóxicos de alimentos. A Etec de Caçapava foi a vencedora do Hackathon Acadêmico e o Prêmio Eseg de Gestão anunciou os vencedores. Para ajudar os candidatos na escolha dos cursos do Vestibulinho, a AssCom lançou o Guia das Profissões Técnicas e o CPS apresentou balanço sobre o aumento do número de vagas e cursos.

Dezembro

Pra encerrar um ano de muitas realizações, o CPS recebeu uma homenagem solene na Assembleia Legislativa para celebrar o aniversário de 50 anos. Um total de 56 alunos de Etecs conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As unidades de Americana e Osvaldo Cruz ficaram com o ouro. Já na Olimpíada de Língua Portuguesa, duas Etecs conquistaram a prata. Em clima de Natal, diversas ações solidárias foram realizadas pelas Etecs e Fatecs. A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) selecionou 12 trabalhos de 9 Etecs para a final da 18ª edição da mostra, que será em março de 2020.

Slider image

Outubro: CPS completa 50 anos de pioneirismo na educação profissional | Foto: Gastão Guedes

Slider image

Outubro: Mostra conta história do CPS a partir de superintendentes | Foto: Divulgação

Slider image

Outubro: Centro Paula Souza promove jornada sobre patrimônio cultural | Foto: Divulgação

Slider image

Outubro é o mês da ciência e tecnologia nas Etecs e Fatecs | Foto: Divulgação

Slider image

Outubro: Etecs têm quatro representantes no Parlamento Jovem Brasileiro l Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Slider image

Outubro: Risoto premiado leva professora de Etec para estudar na Itália | Foto: Divulgação

Slider image

Outubro: Mais uma vez, Fatecs se destacam com bom desempenho no Enade | Foto: Gastão Guedes

Slider image

Outubro: Governador inaugura nova sede da Fatec Santana de Parnaíba | Foto: Divulgação

Slider image

Novembro: Etecs e Fatecs expõem altares do Dia de Muertos em São Paulo | Foto: Divulgação

Slider image

Novembro: Aluno de Etec se classifica para mundial de robótica na França | Foto: Divulgação

Slider image

Novembro: Ex-aluna de Fatec cria produto para tirar agrotóxico de alimentos | Foto: Divulgação

Slider image

Novembro: Prêmio Eseg de Gestão anuncia as quatro Etecs vencedoras | Foto: Divulgação

Slider image

Dezembro: CPS celebra aniversário de 50 anos na Assembleia Legislativa | Foto: Divulgação

Slider image

Dezembro: Etecs conquistam medalhas em olimpíadas de português e matemática | Foto: Divulgação

Slider image

Dezembro: Etecs e Fatecs promovem campanhas sociais e apoiam comunidades | Foto: Divulgação

Compartilhe


Veja também