CPS oferece curso livre online gratuito que ensina a ser feliz

CPS Oferece Curso Livre Online Gratuito Que Ensina A Ser Feliz
Interessado pode acessar o curso e estudar a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo | Foto: Evan Moltz/iStock

*Devido à legislação eleitoral, tanto o site quanto as redes sociais do CPS deixaram de ser alimentados entre julho e outubro de 2018. Neste período, informações de interesse da população foram veiculadas exclusivamente por meio de releases enviados à imprensa. Algumas matérias serão publicadas neste início de 2019, como esta notícia divulgada originalmente em 17 de julho.

Quer aprender a ser mais feliz? O Centro Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado de São Paulo, oferece um curso livre gratuito de Felicidade em sua plataforma online de Ensino a Distância (EaD): mooc.cps.sp.gov.br. Com duração de 12 horas, divididas em quatro aulas, a formação conta com conteúdo interativo baseado na psicologia positiva, que estimula as pessoas a buscarem caminhos que tragam maior felicidade na vida pessoal e profissional.

O curso é inspirado em projetos que fazem sucesso nas universidades norte-americanas de Harvard e Yale. Entre os temas abordados estão: bem-estar, vida plena, relacionamentos, equilíbrio, valores pessoais, carreira profissional, altruísmo e ciência da felicidade. A formação online do CPS foi lançada em julho de 2018 e registrou mais de 1,5 mil inscritos somente nos primeiros quinze dias.

O interessado pode se inscrever e estudar a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo. Basta acessar a plataforma via browser em um computador conectado à internet e se cadastrar com login e senha. Ao final do curso, é feita uma avaliação online para emissão de certificado.

Cursos livres online

O Centro Paula Souza conta com dez cursos livres na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo): Arduíno, Autocad, Canvas, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas. Os conteúdos são dinâmicos, com várias leituras, reflexões, vídeos, jogos, avaliações e exercícios. Lançada em 2015, a plataforma Mooc do CPS já ultrapassou 150 mil inscritos. Além dos cursos livres, o CPS oferece outras modalidades de Educação a Distância em diferentes níveis. Conheça as opções:

Cursos técnicos – modalidade aberta

São três cursos com duração de três semestres: Administração, Comércio e Secretariado. As aulas são transmitidas pela web e podem ser acessadas via smart TV, computador, celular ou tablet. O estudante é responsável pelo seu aprendizado, de forma autoinstrucional, organizando seu cronograma de estudos. Somente os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem semestralmente. Ao final do curso, o aluno aprovado recebe diploma de técnico. Os livros e os vídeos estão disponíveis na internet.

Cursos técnicos semipresenciais e online

O Centro Paula Souza conta ainda com os cursos de Administração, Comércio, Eletrônica, Guia de Turismo, Secretariado e Sistemas de Energia Renovável nas modalidades online ou semipresencial. O ingresso nessas opções se dá por meio do Vestibulinho.

EJA online

Outra iniciativa do CPS é o Ensino Médio EJA online. A formação é voltada a pessoas maiores de 18 anos que pretendem ingressar em um curso técnico ou no Ensino Superior mas ainda precisam obter a certificação de nível médio. A versão completa do supletivo online tem duração de três semestres. Apenas os exames para aprovação de módulo são presenciais. Confira.

Fatecs divulgam segunda lista de convocação do Vestibular
Etecs divulgam lista de classificação geral do Vestibulinho
Alunos de Etec de Campinas vencem prêmio Inovar
Começa matrícula dos convocados no Vestibular