CPS oferece curso livre online gratuito que ensina a ser feliz

Com duração de 12 horas, formação conta com conteúdo baseado na psicologia positiva, que estimula as pessoas a buscarem caminhos que tragam plenitude na vida pessoal e profissional

15 de fevereiro de 2019 10:27 am Institucional, Qualificação Profissional

Interessado pode acessar o curso e estudar a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo | Foto: Evan Moltz/iStock

*Devido à legislação eleitoral, tanto o site quanto as redes sociais do CPS deixaram de ser alimentados entre julho e outubro de 2018. Neste período, informações de interesse da população foram veiculadas exclusivamente por meio de releases enviados à imprensa. Algumas matérias serão publicadas neste início de 2019, como esta notícia divulgada originalmente em 17 de julho.

Quer aprender a ser mais feliz? O Centro Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado de São Paulo, oferece um curso livre gratuito de Felicidade em sua plataforma online de Ensino a Distância (EaD): mooc.cps.sp.gov.br. Com duração de 12 horas, divididas em quatro aulas, a formação conta com conteúdo interativo baseado na psicologia positiva, que estimula as pessoas a buscarem caminhos que tragam maior felicidade na vida pessoal e profissional.

O curso é inspirado em projetos que fazem sucesso nas universidades norte-americanas de Harvard e Yale. Entre os temas abordados estão: bem-estar, vida plena, relacionamentos, equilíbrio, valores pessoais, carreira profissional, altruísmo e ciência da felicidade. A formação online do CPS foi lançada em julho de 2018 e registrou mais de 1,5 mil inscritos somente nos primeiros quinze dias.

O interessado pode se inscrever e estudar a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo. Basta acessar a plataforma via browser em um computador conectado à internet e se cadastrar com login e senha. Ao final do curso, é feita uma avaliação online para emissão de certificado.

Cursos livres online

O Centro Paula Souza conta com dez cursos livres na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo): Arduíno, Autocad, Canvas, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas. Os conteúdos são dinâmicos, com várias leituras, reflexões, vídeos, jogos, avaliações e exercícios. Lançada em 2015, a plataforma Mooc do CPS já ultrapassou 150 mil inscritos. Além dos cursos livres, o CPS oferece outras modalidades de Educação a Distância em diferentes níveis. Conheça as opções:

Cursos técnicos – modalidade aberta

São três cursos com duração de três semestres: Administração, Comércio e Secretariado. As aulas são transmitidas pela web e podem ser acessadas via smart TV, computador, celular ou tablet. O estudante é responsável pelo seu aprendizado, de forma autoinstrucional, organizando seu cronograma de estudos. Somente os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem semestralmente. Ao final do curso, o aluno aprovado recebe diploma de técnico. Os livros e os vídeos estão disponíveis na internet.

Cursos técnicos semipresenciais e online

O Centro Paula Souza conta ainda com os cursos de Administração, Comércio, Eletrônica, Guia de Turismo, Secretariado e Sistemas de Energia Renovável nas modalidades online ou semipresencial. O ingresso nessas opções se dá por meio do Vestibulinho.

EJA online

Outra iniciativa do CPS é o Ensino Médio EJA online. A formação é voltada a pessoas maiores de 18 anos que pretendem ingressar em um curso técnico ou no Ensino Superior mas ainda precisam obter a certificação de nível médio. A versão completa do supletivo online tem duração de três semestres. Apenas os exames para aprovação de módulo são presenciais. Confira.