Campus Party tem oficinas grátis e palestras de professores do CPS

Joana Félix a Alan Carvalho vão falar sobre tecnologia na área interna da feira; alunos de robótica ensinam visitantes a criar projetos no espaço gratuito e participam de campeonatos

13 de fevereiro de 2019 6:03 pm Etec, Fatec, Institucional

Alunos da Etec Armando Pannunzio, de Sorocaba, levaram robôs para a batalha| Foto: Divulgação

Alunos e professores do Centro Paula Souza (CPS) estão em ação até o domingo, 17, na 12ª edição da Campus Party no Brasil, realizada na Capital. Com um espaço todo destinado à robótica, o Roboticampus, os estudantes demonstram como a instituição está conectada com as principais tendências da tecnologia, tema principal da feira internacional.

A área do CPS na feira tem entrada gratuita – fica na Open Campus, onde há várias atrações livres relacionadas a educação, ciência e até mentoria para quem quer abrir sua startup. Coordenado pela Robótica Paula Souza, o espaço oferece aos visitantes oficinas, batalhas de sumô de robôs, competições de carrinhos e exposição de projetos. Confira alguns vídeos nos stories do Instagram.

Nesta quarta-feira pela manhã, os frequentadores da Campus Party puderam aprender a fazer carrinhos com potes de sorvete. Para os estudantes, a feira é a chance de trocar conhecimentos sobre tecnologia e ver de perto os impactos das inovações mais modernas do mercado. “Sair da escola e vir a um evento deste tamanho para apresentar soluções simples demonstra como a robótica é importante, essencial”, diz Brenno Rosa, aluno da segunda série do curso técnico de Eletrônica integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de  Campinas. Ele e o amigo Willian Moreira apresentam um radar de velocidade para carros. Veja a programação completa.

A professora Joana D’Arc Félix é outro destaque da programação da Campus Party deste ano. Doutora em Química e pesquisadora da área de curtimentos, ela dá aulas na Etec Prof. Carmelino Corrêa Jr, de Franca, estimulando estudantes a desenvolverem projetos e acreditarem em um futuro na área científica. Além de contar sua história de vida, ela explica como é estar na Etec apresentando a Química para os jovens. A palestra aconteceu ontem no palco Feel the Future. Nomes importantes da ciência e tecnologia, como Ivair Contijo, da Nasa, e Uri Levine, criador do aplicativo Waze, vão se apresentar nesse mesmo espaço.

Joana também recebe a homenagem da Campus Party na exposição Donas da Rua da História, que exalta nomes femininos da tecnologia. Sua atuação como química foi ilustrada pela Mauricio de Sousa Produções.

Outro docente a dividir suas experiências com os visitantes é Alan Henrique Pardo de Carvalho, coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul. Na sexta-feira, 15, ele faz a palestra Como assim “jogos feitos no Brasil”?, às 11 horas, no espaço da comunidade UnityBR. Marcos Costa, coordenador de Informática e Desenvolvimento de Sistemas da Etec de Embu, também se apresenta. Ele fala sobre Computação física e o aprendizado em programação amanhã, às 18 horas.

Já a aluna do sexto semestre do curso de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae, Taynara Alves dos Santos, dará a palestra Química e Empreendedorismo – A ciência beneficiando a população e fomentando a cultura empreendedora no palco STEM for Girls, na sexta-feira, às 15h10.

Na mostra Campus Future, na área paga, alunos da Fatec Guaratinguetá apresentam os trabalhos Cowpper, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Chameleon Safety, de Gestão da Tecnologia da Informação.

Nessa mesma seção, estudantes da Fatec Carapicuíba vão expor três trabalhos de Jogos Digitais: os games My Pet AliveO último selo e StarVox. Os grupos de alunos são integrantes do projeto Smaug, criado pelo professor Álvaro Gabriele e gerido atualmente pelo coordenador Carlos Alberto Paiva, que tem o objetivo de criar jogos semestralmente na faculdade, em atividade multidisciplinar. “É gratificante ver que os processos de aprendizado por projetos, usando as metodologias ativas, que vão ao encontro dos novos caminhos do CPS, estão gerando frutos assim”, afirma o coordenador.

Campus Party Brasil

Local: Expo Center Norte