Etecs conquistam prata na Olimpíada de Língua Portuguesa

Com texto sobre liberação de agrotóxicos e vídeo mostrando pessoas em situação de rua, estudantes de Cândido Mota e Jandira foram premiados nas categorias artigo de opinião e documentário

17 de dezembro de 2019 12:27 pm Etec, Institucional

Os medalhistas das cinco categorias durante a final da competição disputada na Capital na semana passada l Foto: Divulgação

Estudantes de duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) – dos municípios de Cândido Mota e Jandira – conquistaram medalhas de prata na sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso de produção de textos voltado a alunos do quinto ano do Fundamental ao terceiro do Ensino Médio de escolas públicas de todo o País. A partir do tema O lugar onde vivo, eles participaram das categorias poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

Vitória de Jesus, da Etec Prof. Luiz Pires Barbosa, localizada em Cândido Mota, na Região de Marília, foi premiada na categoria artigo de opinião com o texto “Os fins não podem justificar os meios”, a respeito da liberação de mais de 200 agrotóxicos pelo governo federal, alguns deles proibidos pela União Europeia devido à alta toxidade. O trabalho teve orientação do professor de português do Ensino Médio Alexandre Marroni.

Já os estudantes de Jandira, na Grande São Paulo, Etec Prefeito Braz Paschoalin, receberam a prata pelo audiovisual “Por trás das ruas”. Orientados também pelo professor de português da unidade, Abel Mendes, os alunos Antônio da Paixão, Evellyn da Silva e Vitória da Silva registraram imagens e depoimento de pessoas sem moradia.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social.