Material busca auxiliar na comunicação interpessoal, apoiar o combate ao preconceito no ambiente escolar e incentivar o diálogo positivo sobre temas relacionados à inclusão
Publicação digital também aborda a questão da equidade de gêneros e o combate a estereótipos | Foto: Reprodução
O Centro Paula Souza (CPS), órgão responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo, acaba de lançar o Guia de Comunicação Inclusiva, disponível em formato digital no site da instituição. A publicação tem como objetivo ajudar a combater o preconceito e a discriminação, cultivando um ambiente escolar saudável baseado em princípios de inclusão social, racial e de gênero.
O material é dividido em seções que abordam temas relevantes para o debate sobre tolerância na sala de aula. Além de esclarecer quais expressões devem ser evitadas no dia a dia para a manutenção de uma convivência saudável, traz definições de siglas e expressões que são usadas com frequência de maneira errônea.
Professores e alunos podem acessar o guia e utilizá-lo em aulas para debater maneiras de combater o preconceito contra pessoas com deficiência, população LBGT e afrodescendentes. O material também aborda a questão da equidade de gêneros e o combate a estereótipos.
A publicação também tem uma seção voltada à comunicação via internet, que pode ser utilizada para a manutenção de diálogos saudáveis e cordiais nas redes sociais.
Para a assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Centro Paula Souza, Alessandra Costa, o Guia é um importante aliado para conscientização de professores e alunos. “A difusão desse material não só reafirma a filosofia do Centro Paula Souza em relação à inclusão e ao respeito no ambiente escolar como unifica procedimentos, visando garantir a divulgação e reforço dessas orientações em todas as unidades”, afirma Alessandra.