CPS promove debate sobre educação midiática e fake news

Palestra fez parte da sexta edição dos Diálogos Docentes, que teve também mesa-redonda sobre financiamento de projetos e minicurso sobre matrizes temáticas direcionadas ao desenvolvimento de projetos

11 de setembro de 2019 6:05 pm Institucional

A presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, falou a um grupo de mais de cem professores | Foto: Divulgação

Mais de cem educadores do Centro Paula Souza (CPS) participaram nesta quarta-feira (11) de uma palestra sobre educação midiática e as competências exigidas dos novos profissionais. A presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, falou sobre poluição informacional, os desafios da desinformação, exclusão digital e fake news, entre outros temas. A programação integra a sexta edição do evento Diálogos Docentes, organizado pelo Grupo de Currículo do CPS.

A educação midiática, de acordo com a definição do Instituto, não é uma disciplina à parte, mas um conjunto de habilidades transversais que permitem aos jovens acessar, analisar, criar e participar do ambiente informacional – em todos os seus formatos, impressos e digitais – com responsabilidade e senso crítico. “O cidadão midiaticamente educado participa mais e melhor da sociedade”, afirmou Patrícia.

Uma das questões apresentadas durante a palestra para reflexão dos educadores foi como ajudar os jovens a encontrar informações confiáveis e entender seu papel na construção de um ambiente informacional saudável. Patrícia explicou que informações falsas, incorretas ou distorcidas sempre existiram. Como exemplo, citou uma série de textos publicados em 1835 pelo jornal americano The New York Sun sobre a “descoberta” de vida na Lua. Segundo a palestrante, o que vemos hoje é a potencialização desse fenômeno, facilitada pelo uso da internet.

Sobre as fake news, Patrícia apresentou um breve roteiro de reflexão, um filtro, que ajuda a avaliar as informações que chegam até nós: o tom da notícia é neutro? Apresenta fatos? Mostra diferentes pontos de vista? Os fatos têm sustentação? As fontes têm credibilidade? Quem é o autor? Há alguma motivação financeira ou política?

O Instituto Palavra Aberta desenvolve o programa Educamídia, criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios. A página da iniciativa na internet tem cursos e materiais pedagógicos disponíveis gratuitamente.

Diálogos Docentes

Esta foi a sexta edição dos Diálogos Docentes, eventos que têm por objetivo contextualizar as demandas dos setores produtivos para projetos que desenvolvam atribuições, competências, habilidades e conhecimentos em consonância com o que se espera dos profissionais. Além da palestra sobre educação midiática, a programação incluiu uma mesa-redonda sobre financiamentos de projetos, startups e trabalhos autônomos e um minicurso sobre matrizes temáticas direcionadas ao desenvolvimento de projetos.