skip to Main Content

Robô criado por alunos da Fatec Itaquera é premiado na Febrava

Robô Criado Por Alunos Da Fatec Itaquera é Premiado Na Febrava
Paulo Kanayama, Anna de Carvalho e Fábio Arruda com o selo Destaque em Inovação e Sustentabilidade, da Abrava l Foto: Divulgação

Um robô para inspeção e análise de dutos de ar-condicionado e ventilação, desenvolvido por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itaquera, localizada na zona leste da Capital, ganhou o selo Destaque em Inovação e Sustentabilidade concedido pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

O protótipo concorreu com diversos projetos e produtos apresentados na mostra competitiva da 21ª edição da Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Febrava), que começou na terça-feira (10) e termina hoje na Capital.

Uma das principais vitrines do mercado de climatização da América Latina, o evento reúne varejistas, distribuidores, engenheiros, instaladores, projetistas, técnicos, tecnólogos e outros profissionais do setor para negócios, troca de conhecimentos e divulgação das inovações e tendências tecnológicas.

O robô criado na Fatec apresenta sensores para detecção de diversos gases auxiliando os serviços de inspeções de dutos de ar-condicionado. “Na maioria dos casos, esse tipo de tubulação é de difícil acesso ao trabalhador. Por isso a necessidade de dispositivos guiados”, explica um dos autores do projeto, Rafael Papis, aluno do curso superior tecnológico de Automação industrial da Fatec Itaquera. “O diferencial deste protótipo, em relação aos demais produtos existentes no mercado, está na captação e armazenamento de dados durante a inspeção, que podem ser utilizados posteriormente.”

Além de Rafael, outros dois estudantes do mesmo curso, Allan Pestana e Gabriel Braz, participaram do trabalho orientados pelo professor do curso de Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado da Fatec Itaquera Fábio Arruda. “A participação em feiras como a Febrava é importante porque grandes empresas acabam se aproximando da Fatec, gerando oportunidades de estágios para alunos, doação de equipamentos para laboratórios, abertura de vagas de trabalho para tecnólogos e até mesmo a possibilidade de parcerias para pesquisas aplicadas às necessidades da indústria”, afirma a coordenadora pedagógica da unidade, Anna de Carvalho.

Mais Fatec

O Centro Paula Souza (CPS) foi representado no evento também pela Fatec Franco da Rocha. Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a unidade foi convidada para a feira por oferecer o curso superior tecnológico de Gestão de Energia e Eficiência Energética. “O setor de refrigeração e climatização tem participação muito grande no consumo de eletricidade das empresas”, diz o diretor da faculdade, Paulo Kanayama. “Em supermercados, por exemplo, chega a 70% dos custos operacionais.”

As duas unidades ganharam um estande de 240 metros quadrados para expor projetos de estudantes. No mesmo espaço, os professores deram palestras relacionadas a refrigeração, ventilação, ar-condicionado, eficiência energética e energia solar, e atividades interativas para divulgar os cursos.

Além do robô inspetor de dutos, outros projetos que se destacaram na mostra foram o kit didático que auxilia a compreensão de conceitos de eletricidade e de perda de carga em dutos de ar-condicionado, de estudantes do curso de Gestão de Energia e Eficiência da Fatec Franco da Rocha; e o refrigerador de latas de bebidas que gela o líquido em cinco minutos.

Homenagem

Dentro da Febrava, a coordenadora pedagógica da Fatec Itaquera mediou o Encontro Nacional de Mulheres do Setor de Climatização. Anna de Carvalho também foi homenageada representando a contribuição feminina para o desenvolvimento da área.

Notícias

Fatec Itaquera está com inscrições abertas para cursinho gratuito
Programa Pense Grande divulga projetos finalistas de Etecs
Mais de 8 mil alunos participam de Torneio da Etec de Esportes
Paula Souza realiza 2ª Feira Internacional do Ensino Superior
Robô criado por alunos da Fatec Itaquera é premiado na Febrava

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top