skip to Main Content

Ex-aluna de Fatec cria produto para tirar agrotóxico de alimentos

Ex-aluna De Fatec Cria Produto Para Tirar Agrotóxico De Alimentos
Taynara Alves realiza testes em laboratório para validar fórmula que remove químicos de vegetais e hortaliças | Crédito: Divulgação

O Brasil está entre os maiores consumidores de agrotóxico do mundo e somente neste ano o país registrou o número recorde de 382 autorizações para novos defensivos agrícolas. O efeito colateral mais grave dessa liderança é o impacto à saúde humana. Esses contaminantes afetam a população, que fica mais suscetível a doenças como câncer e problemas neurológicos. Sensibilizada com essa escalada, a recém-formada em Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae Taynara Alves pesquisou e desenvolveu uma solução líquida para lavar vegetais e frutas. A ideia foi modelada durante as aulas e apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  

Segundo Taynara, o diferencial do produto, conhecido como Puro e Bom, é que ele permite uma limpeza profunda capaz de remover até 85% dos metais pesados e substâncias químicas de agrotóxicos presentes nos alimentos.

O produto venceu o concurso da aceleradora Start Ambev, do qual participaram 2,4 mil inscritos. Taynara ficou entre os 15 candidatos selecionados, recebeu um aporte de R$ 50 mil para investir no projeto e ganhou uma mentoria da aceleradora prevista para começar na segunda quinzena de novembro. A empreendedora já participa do Vai Tech, programa de aceleração da Prefeitura de São Paulo que orienta os participantes sobre como viabilizar os projetos no mercado.          

“A dificuldade que enfrentamos é concorrer com a mentalidade do brasileiro que confia muito nas soluções caseiras. O uso do vinagre e bicarbonato de sódio está muito enraizado na nossa cultura, apesar de essas substâncias não eliminarem os compostos químicos”, afirma a ex-aluna da Fatec     

Para Taynara, a jornada de pesquisa é contínua porque a cada novo agrotóxico lançado no mercado, o produto Puro e Bom passa por uma nova revisão técnica para continuar sendo eficaz na remoção de substâncias químicas. A solução começou a ser vendida para pequenas e microempresas do segmento de alimentação saudável, como fabricantes de papinhas, refeições fitness, hortifrútis e alguns restaurantes, em embalagens de um litro que custam R$ 60.

Química que deu certo

Para produzir o Puro e Bom, Taynara criou a startup InQuímica quando fez a graduação em Química na Universidade Federal do ABC. O encanto pela área, no entanto, surgiu ao fazer o técnico de Química na Etec Getúlio Vargas. O que mais a motivou na sua pesquisa foi o desafio de colocar a ciência a favor da sociedade. “Cansei de ver pesquisadores brilhantes fazendo trabalhos incríveis para colocar suas publicações em bibliotecas. Falta uma visão de gestão e empreendedorismo capaz de levar as boas ideias ao mercado”, diz.

Essa lição de empreendedorismo, a jovem aprendeu direitinho. Determinada, ela tem planos para expandir seu negócio. Depois de consolidar o Puro e Bom no mercado, seu próximo desafio é desenvolver um demaquilante capaz de fazer uma limpeza profunda na pele e remover os metais pesados presentes na maquiagem.  

O coordenador do curso Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae, Caio Flávio Stettiner, acompanhou o desenvolvimento do purificador Puro e Bom e afirma que esse é um case emblemático de como a educação empreendedora pode mudar o mindset e estimular uma nova atitude nos estudantes. “Na Fatec, os alunos respiram empreendedorismo. A proposta de metodologias ativas, os eventos, o currículo, tudo contribui para estimular os jovens a desenvolverem valores para eles e para a comunidade. Eles são desafiados a ter uma postura propositiva em vez de ficar esperneando nas redes sociais”, avalia Stettiner.         

Back To Top

Notícias

Fatecs divulgam segunda lista de convocação do Vestibular
Etecs divulgam lista de classificação geral do Vestibulinho
Alunos de Etec de Campinas vencem prêmio Inovar
Começa matrícula dos convocados no Vestibular
Fatecs divulgam lista de convocados do Vestibular

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300
Horário de funcionamento: 08h - 18h

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados