Retrospectiva 2021: confira os fatos que viraram notícia

30 de dezembro de 2021

Compartilhe!

Ano será lembrado pela vacinação contra Covid-19, volta às aulas presenciais e investimentos nas Etecs e Fatecs | Foto: Divulgação

Em um ano marcado pela esperança com a vacinação contra a Covid-19, as equipes das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) também contribuíram para o avanço da ciência e mobilizaram-se no enfrentamento à pandemia. Alunos e professores do curso técnico de Enfermagem auxiliaram campanhas de imunização e unidades de várias regiões do Estado organizaram ações solidárias para a comunidade. O potencial em promover a inovação trouxe ao CPS o reconhecimento como Instituto de Ciência e Tecnologia, abrindo as portas para o desenvolvimento de novas tecnologias em parceria com a iniciativa privada.

Entre os principais destaques de 2021 está o investimento de R$ 145 milhões do Governo do Estado em reformas e modernização de salas de aula e laboratórios. A verba permitirá a instalação, a partir do ano que vem, de Salas de Integração Criativa com Espaços Maker, oferecendo impressora 3D, scanner 3D, mesa de corte a laser, Arduíno e outros recursos para estimular a cultura de inovação e empreendedorismo. Outra novidade é o Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE Paulista, em que as Etecs poderão receber repasses financeiros com menos burocracia.

As Fatecs mais uma vez obtiveram ótimo desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), e as Etecs participaram da avaliação internacional Pisa for Schools, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os estudantes também colecionaram medalhas em olimpíadas de conhecimento e prêmios em feiras tecnológicas, desafios e hackathons.

Confira a seguir uma seleção dos melhores momentos que viraram notícia, mês a mês:

Janeiro

O ano de 2021 começou com a 12ª edição do Global Game Jam. Pela primeira vez em formato virtual, a maratona foi sediada no Brasil pela Fatec São Caetano do Sul. As férias também são uma boa época para quem pretende aperfeiçoar os conhecimentos com um curso rápido gratuito a distância. Durante a pandemia, o CPS registrou um aumento de 42% nos acessos à plataforma Mooc (sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo). Um projeto de irrigador inteligente para hortas, da Etec de São José dos Campos, foi um dos destaques do mês.

Fevereiro

Com o início das aulas, o CPS preparou dicas para o retorno às atividades em formato remoto e para o acolhimento de ingressantes. As boas-vindas aos calouros contaram com o tradicional trote solidário, respeitando o Protocolo Sanitário Institucional. A Etec Abdias do Nascimento, da Capital, venceu o desafio Pense Grande, com proposta de app que organiza compras coletivas entre comerciantes. Estudantes de Enfermagem de diferentes Etecs atuaram como voluntários em campanhas de imunização contra a Covid-19.

Março

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o CPS apresentou projetos pela equidade de gênero, participou de evento sobre a presença feminina na área de tecnologia e divulgou balanço sobre recorde no número de mulheres aprovadas nas Fatecs. As Etecs conquistaram 159 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências e uma estudante da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, faturou três prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. A instituição organizou a segunda edição do Fórum de Ação Social e Educação e mais Etecs aderiram à vacinação.

Abril

O mês de abril ficou marcado pela antecipação da vacinação dos profissionais de educação, o que representou um sinal de alívio e esperança para as equipes da instituição. Mas também foi um período de agravamento da pandemia, e as Etecs e Fatecs fizeram novas forças-tarefas para auxiliar pessoas necessitadas. Com o setor de tecnologia da informação aquecido, o CPS e a Microsoft anunciaram 1,2 mil vagas em cursos gratuitos pelo programa Minha Chance. O Índice Geral de Cursos do MEC destacou a performance de sete Fatecs.

Maio

Eventos online agitaram o mês de maio, como Semana Paulo Freire, Fórum de Metodologias Ativas, Fórum para Indústria 4.0, Circuito de Palestras sobre Cinema Brasileiro, Congresso de Agronegócio da Fatec Rio Preto, Encontro de Tecnologia da Fatec Jundiaí, Semana de Turismo da Fatec São Paulo, e Simpósio de Tecnologia da Fatec Catanduva. Estudantes de Etecs conquistaram 2 mil vagas em faculdades públicas, aluna da Etec de Guarulhos ganhou desafio do Google e jovem da Etec de Atibaia venceu concurso de cartas.

Junho

O programa Minha Chance lançou novas capacitações gratuitas em parceria com Salesforce e Totvs. Três projetos da Escola de Inovadores foram selecionados para o centro de inovação Onovolab. As Etecs classificaram 13 redações para a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. O projeto ReciclaEtec completou dez anos de inclusão digital, em Marília. Uma aluna da Etec de Ferraz de Vasconcelos conquistou três bolsas internacionais e a instituição foi homenageada com o prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio.

Julho

O vice-governador Rodrigo Garcia autorizou a implantação da 74ª Faculdade de Tecnologia do Estado: a Fatec Barretos, com o novo curso de Gestão Hospitalar. O CPS ampliou parceria com a SAP pelo programa Minha Chance e o Novotec lançou 37 mil vagas em cursos de qualificação. Mais de 1,6 mil pessoas acompanharam a Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico das Fatecs. As Etecs conquistaram 149 medalhas na Olimpíada Brasileira do Saber e começou mais um semestre letivo nas unidades da instituição.

Agosto

Os alunos de Enfermagem participaram da campanha Agosto Dourado de aleitamento materno. Com objetivo de melhorar o tráfego no Porto de Santos, jovens da Fatec Baixada Santista criaram app para identificar volume do transporte de carga. Estudantes mais uma vez se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a primeira edição do Hackaduíno da Robótica Paula Souza foi conquistada pelas Etecs da Zona Leste, da Capital, e Jorge Street, de São Caetano do Sul, com os projetos Calculadora Química e Coração Valente.

Setembro

No dia 1º de setembro, o Governador João Doria anunciou um pacote de investimentos de R$ 145 milhões para compra de equipamentos e obras de modernização em Etecs e Fatecs. O mês também ficou marcado pelo reconhecimento do CPS como Instituto de Ciência e Tecnologia, após decisão unânime do conselho estadual que reúne as instituições de pesquisa. A primeira edição do FatecSeg debateu desafios de Segurança da Informação e anúncios de obras foram feitos para as Etecs de Monte Alto e Sumaré.

Outubro

No mês em que o CPS comemorou seu aniversário de 52 anos, a evolução dos currículos dos cursos ao longo das décadas foi tema da sétima edição do Encontro de Memórias e História da Educação Profissional. Com o olhar para o futuro, o Governo autorizou as obras da futura Fatec de Rio Claro e anunciou a construção de uma Etec em Cravinhos. O programa Minha Chance abriu 14 mil vagas em cursos de qualificação relacionados a computação em nuvem, inteligência artificial e 5G, em parceria com Microsoft, Google e Huawei.

Novembro

Alunos e professores celebraram um dos momentos mais aguardados dos últimos tempos. Com o avanço da vacinação e a melhora nos índices de saúde, as Etecs receberam permissão para voltar às aulas em formato 100% presencial. Para ajudar as famílias afetadas financeiramente pela pandemia, o Estado deu início aos programas Bolsa do Povo Educação e Bolsa do Povo – Ação Estudante. Um total de 31 Etecs participaram da avaliação internacional Pisa for Schools, organizada pela OCDE.

Dezembro

O último mês do ano contou com a premiação dos vencedores da 13ª edição da Feira Tecnológica do CPS e publicação do decreto que regulamentou nas Etecs o Programa Dinheiro Direto na Escola. Com um projeto para alimentar pessoas carentes, uma aluna da Fatec Mogi das Cruzes foi reconhecida entre as mulheres mais poderosas do agro na lista internacional da Forbes. O Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade ganhou o mascote Tom e as Etecs e Fatecs promoveram suas ações solidárias de Natal.