Estado autoriza início das obras da Etec de Sumaré

Em visita ao município da região de Campinas, Governador João Doria anunciou investimento de cerca de R$ 11,2 milhões na construção do prédio que abrigará a unidade, no bairo Jardim Luiz Cia

9 de setembro de 2021 1:21 pm Etec, Fatec, Institucional

Diretora-superintendente do CPS destacou importância da ampliação do acesso à educação profissional | Foto: Divulgação

*Com informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Nesta quinta-feira (9), durante visita a Sumaré, o Governador João Doria autorizou o início das obras de construção do prédio que abrigará a futura Escola Técnica Estadual (Etec) do município, localizado na região de Campinas. Na oportunidade, foi anunciada ainda a instalação de uma unidade do Bom Prato, liberação de vouchers do programa Vale Gás e aporte financeiro para subsidiar novas moradias.

“É um momento de festa. A quantidade de entregas e iniciativas que estamos fazendo aqui está à altura de Sumaré. Sumaré merece, a população merece”, disse Doria. “As obras da Etec de Sumaré são para cuidar do futuro dos nossos jovens. E o Bom Prato é uma conquista histórica de São Paulo. Estamos ampliando com o maior orgulho um programa que oferece alimentação de qualidade à população vulnerável”, acrescentou.

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, também participou da cerimônia e destacou a importância do investimento na formação profissional. “É um dia de imensa alegria para todos nós. Estamos dando mais um passo na consolidação de um novo cenário para a educação profissional de São Paulo, muito mais transformadora, tecnológica e inclusiva”, ressaltou.

No total serão investidos nas obras pelo Governo do Estado cerca de R$ 11,2 milhões. A unidade contará com 14 salas de aula, nove laboratórios (Análise Microbiológica, Análises Instrumentais, Automação, Eletricidade, Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Informática, Síntese e Química), auditório, biblioteca, salas administrativas e quadra poliesportiva com arquibancada, entre outros ambientes.

Também haverá uma Sala de Integração Criativa com Espaço Maker, novidade que está sendo implementada em todas as 223 Etecs e 74 Fatecs do Estado. A iniciativa integra um pacote de investimentos de R$ 145 milhões, anunciado pelo Governador João Doria, na última semana, com o intuito de modernizar salas de aulas e criar ambientes de incentivo à criatividade, com impressoras 3D, scanners 3D, mesas de corte a laser, notebooks, kits de Arduino, televisores de 65 polegadas, lousas e mobiliário.

A futura Etec de Sumaré ficará localizada na Rua Rafael Rossi, 197, no Jardim Luiz Cia, em um terreno de 10,4 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura. As obras deverão começar em setembro, com duração prevista de 540 dias. A previsão é que sejam oferecidos os cursos técnicos de Eletrônica, Logística, Meio Ambiente e Química, além de um curso técnico integrado ao Ensino Médio.

O município de Sumaré conta, desde 2018, com uma Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec). Atualmente, cerca de 520 alunos estão matriculados nos cursos superiores de tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação e Gestão de Recursos Humanos.