Professores do CPS dão início ao ano letivo nesta quarta-feira

Nas Etecs, equipes vão discutir implantação do ensino híbrido, além das estratégias a serem usadas em sala de aula; docentes das Fatecs participam de semana de planejamento e aperfeiçoamento pedagógico

3 de fevereiro de 2021 10:34 am Etec, Fatec, Institucional

Implantação do ensino híbrido é um dos grandes desafios deste ano para as unidades do Centro Paula Souza| Foto: Getty Images

Educadores do Centro Paula Souza (CPS) retomam suas atividades e iniciam o ano letivo nesta quarta-feira (3). Nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão previstas reuniões pedagógicas e a consolidação dos planos de retorno. Docentes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) participam de debates sobre a educação ante os desafios impostos pela pandemia.

As equipes pedagógicas das Etecs vão discutir ações para implantação do ensino híbrido, ao mesmo tempo em que professores, coordenadores pedagógicos e coordenadores de cursos definem as estratégias a serem usadas nas salas de aulas presenciais e virtuais.

“É preciso que cada unidade defina, em conjunto com professores e servidores administrativos, quem irá retornar às aulas presenciais e de que forma”, diz a diretora do Grupo de Supervisão Educacional da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Sabrina Rodero Ferreira Gomes. “No ano passado, nosso desafio foi colocar o ensino remoto em funcionamento. Agora, precisamos implementar o ensino híbrido.”

Para as Fatecs começa hoje a 8ª Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico, que segue até sexta-feira (5). Realizado semestralmente desde 2017, o evento terá agora sua segunda edição online. O tema norteador dos debates, escolhido pela Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu), é o ensino híbrido.

Nesta quarta, as discussões serão sobre os desafios e possibilidades desse novo modelo educacional imposto pela pandemia. Amanhã, é a vez de abordar os exames de línguas estrangeiras e os intercâmbios virtuais. Na sexta-feira, cada Fatec realiza debates internos sobre temas que podem ser eleitos a partir de sugestões da Cesu, como Metodologias Ativas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Interdisciplinariedade e Projetos Formativos. Confira programação.

A coordenadora de Projetos Acadêmico-Pedagógicos da Cesu, Janaína Rute da Silva Dourado, que integra a organização do evento, destaca que este é um momento de reflexão. “O desafio é compreender o contexto em que estamos e as necessidades dos docentes e da comunidade escolar em relação às mudanças provocadas pela pandemia.”