Novotec oferece 37 mil vagas em cursos de qualificação

20 de julho de 2021

Compartilhe!

Anúncio foi feito pelo Governador João Doria, que participou do evento por meio de videoconferência | Foto: Governo SP

*Com informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo

O Governador João Doria anunciou, nesta terça-feira (20), a abertura de 37.810 vagas para 28 cursos gratuitos de qualificação profissional do Novotec Expresso em todas as regiões do Estado. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), instituição responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até 10 de agosto pelo site www.novotec.sp.gov.br. As aulas têm previsão de início em 23 de agosto.

O anúncio foi feito durante evento na sede do CPS, com as presenças da secretária Patricia Ellen e da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. A transmissão está disponível no Youtube.

“São quase 38 mil vagas de qualificação profissional para que os jovens possam se preparar para o mercado de trabalho. É a maior oferta da história do programa Novotec Expresso, um projeto que foi iniciado nesse Governo com a total cooperação do Centro Paula Souza. Hoje, portanto, é um dia de transformação, de esperança de um futuro melhor para os nossos jovens”, disse Doria, que participou da ação de lançamento das vagas por meio de videoconferência.

O Novotec Expresso é uma das modalidades do Novotec, que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de até 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com Etecs, Fatecs e outras instituições. Seguindo os protocolos sanitários, as aulas serão online e semipresenciais, conforme disponibilidade do local e escolha do participante. As aulas remotas são feitas ao vivo, por meio de plataformas digitais, e os encontros presenciais ocorrem na unidade de ensino escolhida na inscrição. Do total de vagas, 7.620 são destinadas ao programa Além da Escola e as outras 30.190 estão abertas para o público em geral.

Como se inscrever

Jovens entre 14 e 24 anos com Ensino Fundamental completo estão aptos a se candidatar para uma vaga. É importante ficar atento aos critérios de classificação utilizados para selecionar os alunos quando há mais inscritos que vagas. O programa não utiliza exame de seleção e tem como premissa a paridade de gênero dentro das turmas. A prioridade são estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual e das Etecs.

Ao acessar o site, basta fazer um cadastro simples e, na tela de inscrição, selecionar o município de interesse para verificar quais cursos estão disponíveis. A comunicação com os inscritos é feita pelo e-mail cadastrado na hora da inscrição.

São 28 cursos, para atender às demandas do mercado e aos interesses dos jovens, divididos em quatro áreas:

Gestão e Negócios Ajudante de Logística; Assistente Financeiro; Atendente de Farmácia; Auxiliar de Vendas; Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho; Excel Aplicado à Área Administrativa; Gestão de Pequenos Negócios; Gestão de Projetos com MS Project; Gestão de Projetos Sociais; Office 2019; Rotinas de Recursos Humanos e Técnicas de Atendimento.

Tecnologia da Informação e Comunicação Computação em Nuvem; Criação de Sites e Plataformas Digitais; Design de Plataformas Digitais e Experiência do Usuário; Introdução a Banco de Dados; Introdução ao Desenvolvimento em Java; Jogos Digitais; Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais; Programação Básica para Android; e Segurança no Mundo Digital.

Produção Cultural e Design – Agente Cultural; Auxiliar de Projetos Gráficos; Edição de Vídeo para Youtube; Introdução à Animação Digital; Photoshop e CorelDRAW – Tratamento de Imagem e Ilustração Digital.

Meio Ambiente – Introdução à Jardinagem; e Paisagismo – Técnicas e Projeto.

Clique aqui para conferir a quantidade de vagas por Região Administrativa e cursos disponíveis.