Filtro de Daltonismo

Começa segundo semestre letivo no Centro Paula Souza

Nas Etecs, o chamado acolhimento de novos alunos já vem sendo feito desde a semana passada; nas Fatecs, os novos estudantes do Ensino Superior serão recepcionados virtualmente a partir desta quarta-feira

28 de julho de 2021 10:36 am Etec, Fatec

Novos alunos conhecem laboratório da Etec Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros, de Garça | Foto: Divulgação

Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais já estão iniciando o segundo semestre letivo. Alunos ingressantes nos Ensinos Médio e Técnico começaram a ser recebidos presencialmente nas unidades desde a semana passada para o chamado acolhimento. Já os estudantes do Ensino Superior serão recepcionados virtualmente a partir desta quarta-feira (28).

Para os educadores, esse primeiro contato dos alunos com a escola ou faculdade, professores, funcionários e colegas de classe é importante para o início do vínculo que os estudantes criam com a instituição de ensino. Por esse motivo, todo semestre as unidades do Centro Paula Souza (CPS) se mobilizam para o momento de chegada dos ingressantes.

Etecs
Na última semana, a Etec Itaquera II recebeu em seu pátio as três turmas de 40 alunos dos cursos técnicos noturnos. “É importante passar para os estudantes os primeiros acordos sobre horário e forma de estudar”, afirma a diretora da unidade, Tarsila Santiago. “Mas é também o momento de criar um laço afetivo com quem chega com alta expectativa.”
Na Etec Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros, de Garça, os ingressantes foram recebidos em uma noite fria com um lanche e chocolate quente. “Procuramos fazer algo aconchegante”, conta a diretora da unidade, Sônia Maria Valsecchi Ribeiro de Souza. “Em um momento de tanto distanciamento, é importante o aluno saber que a escola está lá, que os professores estão lá.”

A partir do dia 2 de agosto, as Etecs iniciam as aulas presenciais. Em junho, parte das escolas já havia retomado as atividades presenciais práticas, prioritariamente para os concluintes, ministradas em laboratórios.

Fatecs
Nesta semana, a Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) está analisando os planos de retorno de cada umas das 74 Fatecs do Estado. Os gestores levaram em conta em seu planejamento a necessidade de cumprimento do protocolo sanitário, as instalações físicas das unidades e o status dos professores e funcionários administrativos em relação à vacinação.

A recepção aos novos alunos será feita online, a partir desta quarta-feira (28). “Esse momento é importante para tirar o medo que o estudante pode ter de entrar no Ensino Superior”, diz o coordenador da Cesu, Rafael Ferreira Alves. “É a hora de mostrarmos que a Fatec é uma família, que vai acompanhá-lo nessa etapa de projeto de vida.”

Novas diretrizes
Recentemente, o Governo de São Paulo autorizou a retomada das aulas presenciais na Educação Básica (que inclui as Etecs) para todos os alunos, respeitando os limites das instalações físicas e o cumprimento dos protocolos sanitários, a partir de agosto. No Ensino Superior, o número de alunos não poderá ser superior a 60% da capacidade em cada período.

Apenas nas cidades em que houver decreto municipal limitando as atividades escolares é que não ocorrerão aulas presenciais. Para os alunos, o retorno é facultativo neste momento e para os que optarem por não retornar, serão garantidas as aulas remotas. Para atender ao distanciamento de, no mínimo, um metro é possível que as escolas tenham que organizar um revezamento de alunos nas salas de aula. Portanto, as unidades do CPS ofertarão aulas presenciais e online, para que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo. No entanto, vale ressaltar a importância do contato humano, pessoal e presencial, nesse momento em que muitos jovens estão mais sensíveis em consequência das perdas e incertezas com a situação atual.

A instituição criou, ainda em 2020, um protocolo baseado nas orientações das autoridades sanitárias e comprou itens como máscaras de proteção, face shields, totens, tapetes sanitizantes, termômetros digitais e álcool em gel.