Aluna de Etec de Jundiaí é destaque na Febrace 2021

Além do 1º lugar em Engenharia, a Etec Benedito Storani conquistou outros dois prêmios; Etecs de Campinas (Bento Quirino), Americana, Monte Mor e São Bernardo do Campo também foram premiadas na 19ª Febrace

29 de março de 2021 12:13 pm Etec, Fatec, Institucional

Rafaela Curcio, da Etec Benedito Storani, conquistou primeiro lugar com protótipo para análise da água | Foto: Divulgação

Já pensou como uma estação portátil de análise dos parâmetros químicos pode agilizar e melhorar o monitoramento da qualidade da água? Esse foi o desafio da estudante Rafaela Curcio ao desenvolver o trabalho Análise de Água Automatizada: Desenvolvimento de um Drone à Base de Microcontroladores, vencedor da categoria Engenharia da 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O projeto envolveu conhecimentos nas áreas de mecatrônica e química e foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, de Jundiaí.   

Além do primeiro lugar em Engenharia, a estudante está entre os nove finalistas selecionados para participar da Feira Internacional de Ciências Regeneron ISEF, que ocorrerá entre os dias 16 e 21 de maio, em formato online.

A ideia da estação portátil ganhou ainda o prêmio Destaque Associação dos Engenheiros Politécnicos. Para o coorientador, Ricardo Murilo de Paula, o resultado deve ser comemorado porque representa a quebra de vários paradigmas: “A ganhadora é uma mulher que estudou em escola pública e venceu na categoria Engenharia, com um projeto baseado em automação e mecatrônica”, afirma.

O diretor da Etec Bento Quirino, de Campinas, Luis Gonzalez, ressaltou o orgulho de representar a educação pública entre os premiados na Febrace. “Essa conquista é resultado da motivação dos professores e do engajamento dos estudantes na elaboração de projetos inovadores, com grande dedicação à pesquisa, uso de novas tecnologias e sempre com um olhar voltado para a responsabilidade social”. A Etec Bento Quirino ficou em 3º lugar na categoria Ciências Biológicas com o projeto PróKid – Prótese Funcional para Crianças. A unidade disputou a final com cinco projetos no total.   

A Etec de Monte Mor foi classificada em segundo lugar na categoria Ciências Humanas com o projeto África Novos Olhares para mídias sociais, que já foi apresentado em diversos eventos científicos no Brasil e se credenciou para eventos em outros países também como Argentina e Inglaterra. No Brasil, as estudantes Thamara da Silva e Rayane Aguiar participaram das Feiras de Iniciação Científica de Minas Gerais (Femic) e Rio Grande do Sul (Febic), da Feira Cientista Jovem 2021 de Recife (PE) e da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia do Colégio Dante Alighieri (FenaDante).  

Febrace Virtual

A cerimônia online de premiação aconteceu no último sábado (27). O Centro Paula Souza (CPS) participou da final com 18 projetos de 13 Etecs. Os jurados avaliaram os trabalhos seguindo os critérios de criatividade e rigor científico da premiação. Os trabalhos das Etecs concorreram com outros 345 finalistas de escolas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Desde a primeira etapa, a competição avaliou 1.250 projetos.

A 19ª Febrace aconteceu pela segunda vez de forma virtual para atender as normas de segurança e de isolamento para o controle da pandemia. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2002, a edição de 2021 contou com mais de 4 mil estudantes, que estiveram sob a orientação de 482 professores, de 296 escolas de todo país, sendo que cerca de 70% destas unidades representavam a rede pública.   

A plataforma Febrace Virtual manteve uma programação intensa com lives e palestras promovidas no período de 15 a 27 de março. No mesmo canal, os participantes tiveram acesso à mostra dos trabalhos finalistas que permanecerão disponíveis para consulta. As equipes premiadas recebem troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágio. 

Confira os projetos de Etecs premiados na Febrace 2021:

Município

Unidade

Projeto

Autores

Prêmios

Americana

Etec Polivalente de Americana

Reupilhagem – Desenvolvimento de dispositivo para a abertura de pilhas tipo AA

Gabriel Batista Dorigon, Gabriel Henrique Rorato, Lucas de Oliveira, Laís Barana Delbianco (orientador)

Destaque Instituto 3M

Campinas

Etec Bento Quirino

Prókid – Prótese funcional para crianças

Beatriz Maria Scarpato, Santiago dos Santos Silva, Willian Fagundes Moreira, Marcelus Guirardello (orientador), Daniele Velaques Carreira (coorientador)

3º Lugar Ciências Biológicas

Jundiaí

Etec Benedito Storani

Análise de água automatizada: desenvolvimento de um drone à base de microcontroladores

Rafaela Curcio, José Roberto Cunha (orientador), Ricardo Murilo de Paula (coorientador)

1º Lugar Engenharia;

Destaque Regeneron ISEF 2021;

Destaque Associação dos Engenheiros Politécnicos

Monte Mor

Etec de Monte Mor

Desenvolvendo práticas pedagógicas e possibilitando novos olhares sobre o continente africano utilizando materiais audiovisuais disponibilizados em mídias sociais

Thamara da Silva dos Reis, Rayane Aguiar dos Santos, Ester de Souza Menezes (orientador)

2º Lugar Ciências Humanas

São Bernardo do Campo

Etec Lauro Gomes

Software de reconhecimento de sinais

Fabrício Holanda de Almeida, Luciano Dos Anjos Oliveira, Vinícius Luciano Navarrete da Silva, Cleiton Fabiano Patricio (orientador)

Destaque Feira Mocitec Jovem do Estado do Pará

Compartilhe


Veja também