Indicador do MEC destaca performance de sete Fatecs

Obtiveram nota 4 as faculdades de Campinas, Catanduva, Franca, Guarulhos, Jales, Piracicaba e Sebrae (Capital); escala do Índice Geral de Cursos (IGC) vai de 1 a 5 e foi aplicada a 2.070 instituições de ensino

29 de abril de 2021 9:53 am Fatec, Institucional

Fatec Catanduva é uma das unidades do Paula Souza que alcançaram nota 4 no índice calculado pelo Inep | Foto: Divulgação

Sete Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) obtiveram nota 4 no levantamento do Índice Geral de Cursos (IGC), cuja escala vai de 1 a 5. Os dados divulgados na sexta-feira, 23, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), destacam as unidades de Campinas, Catanduva, Franca, Guarulhos, Jales, Piracicaba e Sebrae (Capital). A avaliação refere-se ao período de 2017 a 2019.

“Esses índices representam os resultados da excelência na qualidade da educação profissional tecnológica do Centro Paula Souza”, comenta o coordenador do Ensino Superior de Graduação (Cesu), Rafael Ferreira.

O IGC é um indicador de qualidade das instituições de Ensino Superior que leva em conta, entre outros fatores, a média dos últimos três anos do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), elaborado a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para ter o índice calculado, a instituição deve ter, no mínimo, uma graduação com CPC atribuído no triênio de referência do Enade (2017 a 2019). É por isso que nem todas as 73 Fatecs do Estado receberam nota. Além das sete unidades com nota 4, outras 44 obtiveram nota 3.

De acordo com as informações do Inep, ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.

A tabela abaixo apresenta os melhores resultados das Fatecs:

Região Administrativa

Fatec