Final da competição realizada por meio de parceria entre CPS e Fundação Telefônica Vivo, e consultoria da Impact Hub, Demoday foi disputado pela primeira vez em ambiente virtual por causa da pandemia
Ao todo, competição avaliou 118 projetos de 23 Etecs; Demoday foi disputado por cinco equipes em ambiente virtual l Foto: Reprodução
Com o projeto de um aplicativo que organiza compras coletivas entre comerciantes, um grupo de três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Abdias do Nascimento, localizada na zona sul da Capital, venceu o primeiro Demoday Virtual. A final do Pense Grande, competição realizada por meio de parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a Fundação Telefônica Vivo e consultoria da Impact Hub, reuniu as cinco melhores equipes de forma remota para preservar a saúde de alunos e professores – ao todo, foram inscritos 118 projetos de 23 Etecs.
Durante as três etapas da disputa, que começou em novembro do ano passado, também foram formados 93 educadores como multiplicadores da metodologia Pense Grande, que se apoia nos pilares empreendedorismo, comunidade e tecnologia para fomentar o desenvolvimento de negócios que gerem impacto social positivo. “É uma forma de buscar talentos, novos projetos e ideias fantásticas que podem fazer diferença na vida dos alunos e no ambiente no qual vivem”, avalia Paulo Pantaleão, um dos mentores do projeto vencedor.
Cinco grupos foram selecionados para expor seus projetos no Demoday, no formato pitch: apresentação breve a respeito de um produto, serviço ou organização para despertar o interesse de possíveis investidores e parceiros. A capacitação dos educadores e a mentoria dos projetos também foram feitas totalmente online.
Formado por Ana dos Santos, Danielly Santos, Vitor Pereira, o grupo da Etec Abdias do Nascimento venceu o Demoday com o Coovalente, projeto de aplicativo idealizado para organizar compras coletivas entre comerciantes, que permite economia no reabastecimento de estoques e também a prática de preços mais competitivos. Os alunos foram orientados pelo professor Jorge Abreu, além de Pantaleão – veja abaixo a relação completa de finalistas.
“Com o Pense Grande eu consegui perceber o quão gratificante pode ser o resultado de tanto esforço e dedicação e, principalmente, o quão longe podemos ir em uma situação estressante e desgastante como está sendo essa pandemia”, comemora Vitor. “Acredito que a equipe se superou de verdade, porque fomos muito além do que estávamos acostumados para desenvolver esse projeto vencedor.”
Veja abaixo os cinco projetos finalistas (as Etecs aparecem por ordem alfabética de município).
Município |
Escola |
Estudantes |
Professores |
Solução proposta |
Capital |
Etec Abdias do Nascimento |
Ana dos Santos, Danielly Santos e Vitor Pereira |
Jorge Abreu e Paulo Pantaleão |
Coovalente – Projeto de aplicativo que viabiliza compras coletivas para comerciantes economizarem no reabastecimento do estoque. |
Gabriel da Silva, Hudson Freitas, Nayara Marcelino e Maria dos Santos |
Jorge Abreu |
Idem – Plataforma que viabilizaria a democratização do acesso a profissionais e informações sobre saúde mental |
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Etec Zona Leste |
Kaique Silva e Vitor Rodrigues |
Juliana Ferreira de Vales |
STFE – Projeto prevê estabelecer meio de comunicação entre moradores de bairros periféricos de centros urbanos, para a troca e venda de produtos e serviços |
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Carapicuíba |
Etec de Carapicuíba |
Ezequiel de Oliveira, Isabela da Silva, João Fidelis e Julia Marzagão |
Lilian Gazoti |
Emotional skills –Proposta é promover diversidade no ambiente escolar, por meio de aplicativo, com o objetivo de combater problemas causados pelas várias formas de discriminação |
Santa Isabel |
Etec de Santa Isabel |
Camily Caraça, Eloisa de Paula, Larissa Domiciano e Samuel Pinheiro |
Benedita Francisca Barbosa de Avila |
Alvo Financeiro – Ideia é evitar endividamento da população, principalmente das classes mais vulneráveis, por meio de aplicativo de educação financeira |
*Com informações da Fundação Telefônica Vivo