Contemplados pelo Bolsa do Povo começam a trabalhar

Bolsistas do programa do Governo do Estado de São Paulo iniciaram sua atuação nas unidades do Centro Paula Souza após capacitação promovida pela direção das Etecs e Fatecs

10 de novembro de 2021 9:19 am Etec, Fatec

Programa garante um reforço no orçamento e aproxima familiares da comunidade acadêmica | Foto: Freepik

Os contemplados pelo programa Bolsa do Povo Educação iniciaram seu trabalho, após realizarem uma capacitação nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) na última semana. Os beneficiados são pais ou responsáveis legais dos estudantes das unidades do Centro Paula Souza (CPS) contratados para auxiliar a comunidade escolar no cumprimento do protocolo sanitário institucional e garantir a segurança de estudantes, professores e funcionários durante o retorno às aulas presenciais.  

O diretor da Etec Prof. Aprígio Gonzaga, da Capital, Jonas Severino da Silva, foi um dos educadores que realizaram a capacitação para preparar os bolsistas para o início do trabalho. “O programa representa uma grande oportunidade para atendermos nossos alunos nessa retomada das aulas presenciais. A presença dos pais ou responsáveis auxiliando a escola no cumprimento dos protocolos sanitários é fundamental para esse momento de adaptação”, afirma o educador.

Outro aspecto positivo do programa, segundo o diretor, é a possibilidade de envolver a família na rotina de estudos dos alunos, fortalecendo o vínculo dos familiares com a escola.

A bolsista Andréia Teixeira reiterou a avaliação do professor. “Conhecer a estrutura da Etec Aprígio e receber o carinho da equipe da escola da minha filha foi uma experiência muito enriquecedora.” Desempregada há 19 meses, Andréia é mãe da estudante Cecília Teixeira, do segundo ano do curso Técnico de Logística Integrado ao Médio. Especialista em eventos, Andréia lamenta que esse setor foi o primeiro a interromper as atividades e um dos últimos a retomá-las.

Bolsa do Povo Educação

Entre as tarefas que os bolsistas desempenham estão o acolhimento dos alunos, a aferição de temperatura de quem estiver entrando na unidade, o cuidado no cumprimento do uso de máscara e o apoio às atividades pedagógicas em geral.

Para a capacitação, as unidades programaram apresentações e visitas guiadas e os diretores fizeram uma palestra para orientar os bolsistas sobre procedimentos e rotinas. O turno de trabalho é de quatro horas diárias e o benefício é de R$ 500. A expectativa é que os bolsistas cumpram uma jornada de seis meses, com possibilidade de renovação até dezembro de 2022. Os recursos para os primeiros seis meses são da ordem de R$ 7,1 milhões.

Compartilhe


Veja também