Estudantes de Etecs atuam na vacinação de idosos

Cerca de 80 alunos e 10 professores das Etecs de São Vicente e Mongaguá começaram a ajudar na campanha de vacinação em parceria com as prefeituras e autoridades municipais de saúde

24 de fevereiro de 2021 10:12 am Etec, Institucional

Aluno da Etec de São Vicente aplica vacina contra o coronavírus durante campanha para imunização de idosos | Foto: Divulgação

*Atualizado em 26 de fevereiro, às 14h30

A força-tarefa para vacinação de idosos contra a Covid começou a mobilizar estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS). Cerca de 80 alunos e 10 professores das Etecs Drª Ruth Cardoso, de São Vicente, e Adolpho Berezin, de Mongaguá, na Baixada Santista, estão colaborando na linha de frente da campanha em parceria com as prefeituras e autoridades municipais de saúde.

Em São Vicente, a participação dos jovens teve início no último dia 15, em um drive-thru instalado em frente ao Fundo Social de Solidariedade, no centro da cidade. De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Etec Drª Ruth Cardoso, Renata Alves, os alunos vacinaram mais de 300 idosos na primeira semana. “Além da satisfação por fazer parte deste momento histórico de enfrentamento à doença, o trabalho voluntário conta como horas de estágio para o currículo”, explica. “Os estudantes trabalham técnicas relacionadas aos cuidados com transporte e acomodação das vacinas, bem como aspiração e aplicação das doses. Também são desenvolvidas outras habilidades, como o acolhimento da população de uma faixa de idade muito sensível psicologicamente”, diz.

Já no município de Mongaguá, a equipe da Etec Adolpho Berezin colaborou com a vacinação de mais de 100 idosos, entre os dias 9 e 19, em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A campanha contra a Covid foi o início do retorno dos estudantes às atividades de estágio. Eles também atuam aplicando outras vacinas, fazendo curativos, visitas domiciliares, auxílio em consulta de pré-natal, triagem de pacientes, entre outros procedimentos”, conta a coordenadora do curso de Enfermagem da unidade, Gabriela Tavares de Lima.

Os alunos da Etec Rodrigues de Abreu, de Bauru, também devem ser escalados para auxiliar na imunização a partir de março. A iniciativa deverá envolver cerca de 25 estudantes e cinco professores. “Será uma ótima oportunidade para os jovens do último módulo do curso terem contato com a prática profissional e ainda contribuir para diminuir os índices de infecção na região”, ressalta a professora Rebeca Souza.

Outros 20 estudantes e três professores da Etec Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, estarão sábado (27) no Shopping Pátio Cianê para vacinar idosos entre 80 e 84 anos. A Etec Manoel dos Reis Araújo, de Santa Rita do Passa Quatro, sediará a campanha com um drive-thru a partir de segunda-feira (1º). A ação envolverá 15 alunos e dois professores.

Testes rápidos

Na Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, em Jales, uma parceria com a prefeitura e o Sindicato Rural possibilitou a realização de 200 testes rápidos em alunos dos cursos de Enfermagem e de Agropecuária que fazem uso dos alojamentos rurais. Os testes estão sendo aplicados por um grupo de 30 estudantes e cinco professores. “A testagem ajuda a monitorar quem teve contato com o vírus, trazendo maior segurança para todos possam retornar às atividades de estágio no mês de março”, explica a coordenadora de Enfermagem da Etec de Jales, Camila Maria Buso Weiller Viotto. “Apesar do monitoramento, é essencial que os cuidados de proteção continuem sendo prioridade. Devemos estar sempre atentos para evitar aglomerações e utilizar corretamente as máscaras e o álcool em gel”, afirma.