Alunos voltam às Etecs com permissão para 100% presencial

Com a nova fase do Plano São Paulo, que deixa de exigir o distanciamento de um metro nas escolas, o clima era de comemoração nas salas de aulas e outros espaços das unidades do Centro Paula Souza

4 de novembro de 2021 11:27 am Etec

Alunos da Etec Polivalente de Americana, no primeiro dia de aula com as turmas completas | Foto: Divulgação

A primeira semana de novembro foi marcada pelo início do retorno de milhares de estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) às aulas presenciais. As unidades que estavam operando com a presença facultativa localizada na zona leste da Capital, desde 18 de outubro, agora passam a receber a totalidade dos seus alunos diariamente.

Com o fim da obrigatoriedade do distanciamento de um metro nas escolas, o clima era de comemoração com as salas cheias e a oportunidade de retomar o contato com professores e colegas. Na Etec Sapopemba, localizada na zona leste da Capital, alunos e professores encontraram uma estratégia diferente para matar as saudades. Além de máscaras, uma proteção plástica muito especial, permitiu longos abraços entre aqueles que há muito tempo não podiam se encontrar. (veja o vídeo)

Até a próxima sexta-feira (5), novas escolas, que estão finalizando ajustes em suas dinâmicas, passarão a adotar o mesmo modelo 100% presencial. Apenas unidades que apresentaram alguma excepcionalidade para o atendimento dos alunos em segurança – laboratório de informática sem ventilação natural ou obras de infraestrutura em andamento, por exemplo – devem notificar a supervisão regional. Cada caso será analisado separadamente. Essas unidades de ensino seguirão nos próximos dias no modelo híbrido, sendo a participação nas aulas presenciais obrigatórias a todos os alunos.

A mudança foi possível graças ao avanço da cobertura vacinal e a significativa melhora dos indicadores epidemiológicos sobre a Covid-19. O uso de máscara segue obrigatório, assim como continuará sendo recomendada a higienização constante das mãos e a utilização do álcool em gel por estudantes, professores e funcionários das escolas. Também continuará sendo realizada a aferição de temperatura na entrada das unidades e a higienização constante dos ambientes.

Veja abaixo alguns registros da volta dos estudantes às unidades de ensino:

Compartilhe


Veja também