Estado autoriza obras da futura Fatec de Rio Claro

No total, serão investidos R$ 11,9 milhões na construção do prédio; previsão é que sejam oferecidos inicialmente os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Produção Industrial

28 de outubro de 2021 12:06 pm Etec, Fatec, Institucional

Cerimônia de assinatura ocorreu nesta quinta-feira (28), na Câmara dos Vereadores de Rio Claro| Foto: Flickr Governo SP

O governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado estadual Carlão Pignatari, assinou a autorização para início das obras da sede da futura Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Rio Claro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28), durante cerimônia na Câmara dos Vereadores, com a participação da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá; e da vice-diretora-superintendente da instituição, Emilena Lorenzon Bianco.

“A Fatec é de extrema importância em qualquer lugar. A capacitação de nossos jovens para o mercado de trabalho é fundamental para a sociedade e nós temos um grande polo industrial em Rio Claro”, declarou Carlão Pignatari.

A diretora-superintendente do CPS ressaltou o investimento no ensino profissional. “Estamos dando um passo muito importante para consolidar um futuro muito mais tecnológico e mais sustentável para a nossa juventude”, disse Laura Laganá.

No total serão investidos R$ 11,9 milhões pelo Governo do Estado na construção, reforma e adequação do espaço. A unidade será construída em parte do prédio que foi ocupado pelo Colégio Vocacional e mais recentemente pela Escola Chanceler Raul Fernandes, na Rua 2, nº 2.877 – Vila Operária.

As instalações físicas serão divididas em dois pavimentos, que vão abrigar 11 salas de aula, laboratórios de Informática e multiuso, biblioteca com área de estudos, salas administrativas, ginásio de esportes, copa, cantina e refeitório. O prédio contará com elevador, rampas e sanitários com acessibilidade.

Também haverá uma Sala de Integração Criativa com Espaço Maker, novidade que está sendo implementada em todas as 223 Etecs e 74 Fatecs do Estado. A iniciativa integra um pacote de investimentos de R$ 145 milhões, anunciado pelo Governador João Doria, com o intuito de modernizar salas de aulas e criar ambientes de incentivo à criatividade, com impressoras 3D, scanners 3D, mesas de corte a laser, notebooks, kits de Arduino, televisores de 65 polegadas, lousas e mobiliário.

As obras têm duração prevista de 720 dias. A previsão é que sejam oferecidos inicialmente os cursos superiores de tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Produção Industrial.

Além da nova Fatec, o Estado investe mais de R$ 616 mil em obras de melhoria e aquisição de equipamentos para a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro. Atualmente, cerca de 900 alunos estão matriculados em cursos técnicos e no Novotec Integrado ao Ensino Médio.

Inscrições abertas!

Os interessados em estudar a partir do primeiro semestre de 2022 em uma Etec ou Fatec do CPS já podem fazer as inscrições. O Vestibulinho das Etecs está com inscrição aberta pelo site vestibulinhoetec.com.br. O valor da taxa é de R$ 19. Quem deseja concorrer a uma vaga nas Fatecs deve se inscrever pelo endereço vestibularfatec.com.br. A taxa é de R$ 39.  A classificação dos processos seletivos será feita por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.