Retrospectiva 2022: relembre os fatos marcantes no CPS

Estudantes de Etecs e Fatecs mantiveram excelente desempenho em avaliações como Ideb e Enade, alunos colecionaram prêmios e novas unidades entraram em atividade; confira os destaques

30 de dezembro de 2022 10:58 am Institucional

Ano ficou marcado pela criação de novas unidades e cursos, alunos premiados e embarque para Intercâmbio Cultural | Foto: Divulgação

O ano de 2022 trouxe novos avanços para as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS). As unidades do CPS apresentaram excelente desempenho em avaliações oficiais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), mostrando que a instituição soube enfrentar os desafios da pandemia, com nota superior à média dos demais estabelecimentos de ensino brasileiros das redes pública e particular. Os estudantes também colecionaram medalhas em olimpíadas de conhecimento e prêmios em concursos nacionais e internacionais, feiras tecnológicas, desafios e hackathons.

Entre as novidades estão a Etec de Itapevi e a Fatec Registro, que iniciaram as atividades no primeiro semestre, além da inauguração da sede da futura Fatec de Votorantim, programada para receber os primeiros alunos em 2023. Outro destaque é o reforço da equipe, com editais de concurso público para contratação de 2,7 mil professores e servidores administrativos.

A internacionalização do CPS deu um grande salto com a nova edição do Intercâmbio Cultural, selecionando mais de 300 alunos para viver a experiência de estudar por quatro semanas em cidades da Inglaterra e Irlanda. O primeiro grupo embarcou em novembro para Cambridge.

Confira a seguir uma seleção dos melhores momentos que viraram notícia, mês a mês:

Janeiro

O ano começou com o lançamento do curso livre à distância de Mecânica de Motos, na plataforma Mooc (sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo). Mais uma vez, estudantes de Etecs deram um show de raciocínio lógico e conquistaram 57 medalhas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Projetos de alunos, premiados em feiras de conhecimento, ganharam destaque em janeiro, como o aplicativo para refugiados, da Etec Irmã Agostina, da Capital; o app Para Elas, da Etec de Novo Horizonte; e o carregador sustentável, da Etec de São José dos Campos.

Fevereiro

Na volta às aulas, os estudantes foram recebidos com atividades de acolhimento nas Etecs e Fatecs, bem como o tradicional trote solidário. O mês também ficou marcado pela inauguração da Etec de Itapevi, que recebeu mais de R$ 17 milhões do Governo do Estado para construção do prédio. A Fatec Sorocaba recebeu credenciamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para desenvolver projetos em parceria com empresas na área de tecnologia da informação. Já a Etec Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente, resgatou um fóssil de dinossauro.

Março

No Dia Internacional da Mulher, o CPS apresentou projetos para o público feminino e uma professora da Etec de São Paulo (Etesp) recebeu o Prêmio Educador Nota 10. Jovens de Etecs conquistaram 43 medalhas na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). A 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) contou a participação de 29 trabalhos de 18 Etecs e nove unidades foram premiadas. O CPS promoveu o terceiro Fórum de Ação Social e Educação e a Robótica Paula Souza organizou o Arduíno Day.

Abril

O mês teve início com a segunda edição do Fórum CPS e as Competências Socioemocionais para o Mundo do Trabalho. Também chamaram atenção as ações solidárias de estudantes e professores em prol da comunidade. Um balanço apontou a conquista de 2,4 mil vagas por jovens de Etecs em faculdades públicas. O programa Minha Chance abriu inscrições para cursos da Microsoft e da Cisco. A Fatec Americana realizou a Semana Fashion Revolution. Três unidades integraram projeto para simular assembleias da ONU e ações para preservação do planeta marcaram o Dia Mundial da Terra.

Maio

Na Colômbia, a vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco, recebeu o prêmio ICT Academy, pela oferta de cursos de 5G e inteligência artificial. A instituição passou a integrar o Politurismo.Edu. Eventos agitaram o mês, como Semana Paulo Freire, Fórum de Turismo e Gastronomia, Semana de Museus, Semana de Tecnologia e Meio Ambiente da Fatec São Paulo, Encontro de Tecnologia e Cultura da Fatec Jundiaí e Workshop Tecnológico da Fatec Mauá. Um curta-metragem de alunos foi selecionado para o Festival de Cannes e o app Todas por Uma ganhou o Expo Favela da TV Globo.

Junho

No mês em que é comemorado o respeito à diversidade, o CPS lançou a versão atualizada do Guia de Comunicação Inclusiva. O tema saúde da mulher também ganhou destaque com o lançamento do programa Dignidade Íntima para combater a pobreza menstrual. Estudantes foram premiados na CUCo, CRQ-IV, HackaTur, LusoMicrofonia, Olimpíada de Química e We Are Energy. As Fatecs lançaram os novos cursos de Defesa Cibernética e Design de Moda. A expansão da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) foi celebrada com os novos parceiros.

Julho

A chegada do inverno mobilizou estudantes em campanhas de solidariedade para ajudar o próximo. Para quem gosta de estudar nas férias, a Fatec Cruzeiro ofereceu 20 cursos de extensão gratuitos. O Minha Chance também abriu turmas em treinamentos de Six Sigma, Google Cloud e tecnologias da Cisco e SAP. Alunos das Etecs Zona Leste e Jardim Ângela, da Capital, foram premiados pela Google no StartUp in School. Para reforçar o aprendizado de jovens de diversas áreas, o CPS abriu 1,4 mil vagas de estágio. A Etec de São Manuel comemorou o Dia do Agricultor com atividades para produtores rurais.

Agosto

A Escola de Inovadores chegou à 15ª edição e celebrou a aprovação de propostas de empreendedorismo para receber recursos do programa Centelha SP. Uma jovem de Taubaté contou a história de sucesso da startup Futricando na Cozinha, impulsionada pela Trilha de Empreendedorismo e Inovação da Inova CPS. Alunas das Fatecs Guarulhos, Sebrae e Zona Leste, da Capital, apresentaram pesquisas no Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania. Já a Fatec de Jaú virou notícia com os projetos bike solidária e barco sofisticado de passeio.

Setembro

Com autorização do Governo do Estado, o CPS começou a publicar editais de concurso público para contratação de professores. Mais uma vez, as Fatecs conquistaram excelentes resultados no Enade e as Etecs obtiveram desempenho de alto nível no Ideb. O CPS lançou o curso online de Monitoria Ambiental. Mais de 12 mil alunos participaram do Torneio da Etec de Esportes. A Etec de Praia Grande realizou campanha para arrecadação de mechas de cabelo e mais de 30 unidades organizaram ações de conscientização sobre o Setembro Amarelo.

Outubro

No mês em que comemorou o aniversário de 53 anos, o CPS abriu concurso público para contratação de 1.120 servidores administrativos. Na véspera do Dia do Professor, o docente mais antigo em atividade compartilhou memórias e experiências. A diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, assumiu novo mandato no Conselho Estadual de Educação. O concurso de massa criativa dentro da tradição italiana premiou a receita de um professor da Etec Santa Ifigênia. Etecs e Fatecs abriram as portas para visitas monitoradas e promoveram atividades na Semana de Ciência e Tecnologia.

Novembro

A Etec Anhanguera, de Santana de Parnaíba, conquistou primeiro lugar no concurso Altar Día de Muertos. Para fortalecer o debate sobre sistemas de compliance na educação, foi realizada a Semana de Integridade do CPS. Alunos de Etecs garantiram vagas no programa Jovens Embaixadores 2023 e uma aluna ganhou prêmio como caçadora de asteroides da Nasa. Festas e reflexões celebraram o Dia da Consciência Negra. A abertura da Copa do Mundo motivou entrevista com professor da Etec de Assis sobre curiosidades do Catar. A primeira turma do Intercâmbio Cultural embarcou para Inglaterra.

Dezembro

No último mês do ano, jovens conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica e na 17ª Obmep, além de outros prêmios, como Cheerfest, Huawei ICT Competition, Mostra 3M, The Schools Challenge e 5º Hackathon Acadêmico do CPS. Aluna da Etec Martin Luther King, da Capital, conquistou bolsa integral na Universidade de Stanford, nos EUA. Estudantes e professores mobilizaram-se em ações solidárias de Natal. O Estado inaugurou a sede da futura Fatec Votorantim, que iniciará atividades em 2023, com os cursos de Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma.

Compartilhe


Veja também