Etec de Paraisópolis premiada no programa The Schools Challenge

Projeto vencedor mira a saúde mental de pais e alunos por meio de um aplicativo. Próximo passo: criar condições para que os estudantes viabilizem a startup

14 de dezembro de 2022 12:07 pm Etec

Os vencedores: da esquerda para a direita, Giovvana, Victor Hugo, Nicoly e Andrey | Foto: Divulgação The Schools Challenge São Paulo

Criar uma startup inovadora, que atendesse de forma eficiente seu o público-alvo sem perder o foco na sua sustentabilidade financeira foi o desafio proposto na 3ª edição brasileira do The Schools Challenge. A grande final aconteceu no dia 3 de dezembro, no Instituto Tomie Ohtake, com alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Abdias do Nascimento, de Paraisópolis, levando o primeiro prêmio.

O aplicativo dos estudantes, batizado TalkingCare, se propõe a auxiliar estudantes e seus pais a cuidar da saúde mental, com pacotes de terapia oferecidos de forma acessível. Como prêmio, Andrey Oliveira, Ericka Suellen, Giovanna Carvalho de Moraes, Nicoly Santana e Victor Hugo Rocha de Sousa, da equipe vencedora, receberam notebooks, um para cada membro; o grupo também ganhou três meses de mentoria para viabilizar a ideia, lançando o app no mercado.

Coube à Etec Prof. Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, a segunda colocação, com o aplicativo Turtl-e. O alvo aqui é a independência financeira dos estudantes na fase da vida em que deixam a adolescência e chegam à vida adulta. Assinam o projeto Giullia Mendes Sandes, Henrique Luvisotto, Rafaella Medeiros Trexler, Raíssa Eduarda Ferreira Souza, Renan Castilho Soares e Vyctor Souza. Cada aluno ganhou um smartphone e o grupo fará uma jornada por centros de inovação de São Paulo.

No que pensam os estudantes

Destinado a jovens do Ensino Médio, com idades entre 15 e 18 anos, o The Schools Challenge chegou à grande final com oito projetos apresentados à comissão julgadora, formada por especialistas em tecnologia, educação e empreendedorismo. Quatro desses projetos foram criados por estudantes da Etec Abdias do Nascimento e quatro da Prof. Basilides de Godoy. As propostas recaíram sobre temas bastante semelhantes, envolvendo saúde mental e financeira, além de uma nítida preocupação com a empregabilidade.

Como funciona o projeto

The Schools Challenge é o programa de voluntariado do JP Morgan, instituição de serviços financeiros, e hoje atua em seis países. No Brasil, ele conta com o apoio do Instituto Ideias de Futuro para preparar alunos da rede pública, por meio de oficinas, para o mercado de trabalho. Nesta terceira edição brasileira, 80 voluntários entraram em ação para viabilizar o projeto.

Compartilhe


Veja também