Estudantes e servidores promovem ações solidárias de Natal

Alunos e professores das unidades do Centro Paula Souza se mobilizam em campanhas de arrecadação de brinquedos, roupas, alimentos e produtos de higiene

23 de dezembro de 2022 9:35 am Ações, Etec

Estudantes da Etec de Ribeirão Pires entregam de sacolas de Natal para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social I Foto: Divulgação

Com a chegada do final do ano se aproximando, alunos e professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) mais uma vez dão uma aula de solidariedade. As unidades do Centro Paula Souza (CPS) se mobilizaram para que o Natal de crianças, idosos, doentes e famílias em situação de vulnerabilidade social tenham momentos de alegria. Além disso, algumas escolas promoveram ações destinadas para ajudar cães e gatos que sofrem com maus-tratos.

A Etec Prof. Adolpho Arruda Mello, de Presidente Prudente, realiza a 10ª edição do Etec Solidária para arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza que serão doados para famílias carentes cadastradas na própria comunidade escolar e parceiras do Centro Social da Paróquia Santa Luzia, localizada na mesma cidade. A ação tem o objetivo de conscientizar alunos, professores e colaboradores sobre a importância de ajudar o próximo.

Em Ribeirão Pires, na Região Metropolitana de São Paulo, a Etec Profa. Maria Cristina Medeiros promoveu, na unidade, mais uma edição do Natal Solidário. No último dia 16, crianças e adolescentes que residem no abrigo municipal e vivem em situação de vulnerabilidade social foram apadrinhadas e cada um recebeu uma sacola de presentes com brinquedo, roupa, calçado, kit de higiene e caixa de bombom. O projeto ocorre desde 2006 e teve a participação ativa de alunos, professores, servidores e membros da comunidade externa. O ex-jogador do São Paulo Futebol Clube, Leandro Guerreiro, ofereceu para o evento piscina de bolinhas, cama elástica, pipoca, algodão doce e um bolo confeitado.

Confira abaixo mais ações realizadas pelas Etecs. Os municípios aparecem em ordem alfabética:

Município Unidade Projeto
Cubatão Etec de Cubatão Pais, alunos, professores e servidores da escola arrecadaram brinquedos, roupas e calçados para apadrinhamento de 62 crianças de 1 a 3 anos da Creche Maria Liberata. Cada uma recebeu uma sacolinha de presente com um brinquedo, uma roupa e um calçado. Além disso, foram doados itens para a brinquedoteca.
Santa Fé do Sul Etec de Santa Fé do Sul Com o apoio da orientação educacional, o grêmio estudantil organizou uma ação solidária de Natal que consistiu na arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades beneficentes da cidade.
Santa Isabel Etec de Santa Isabel A Campanha Natal Solidário entregou 160 brinquedos para mais de 50 crianças de até 12 anos que estudam na Escola Municipal Carlos Cintra. A ação teve a colaboração de pais, alunos, professores e servidores da unidade.
Santana de Parnaíba Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera Etec promoveu arrecadação de brinquedos usados em boas condições. A entrega será feita para crianças em situação de vulnerabilidade social do município, por meio do trabalho do Esquadrão de Cristo Moto Clube, que já atuou com a Etec em outras ações.
São Paulo Etec Dra. Maria Augusta Saraiva Escola tem uma parceria com o Abrigo Anjo Gabriel, organização que tem a missão de proteger e amparar gatos abandonados nas ruas do município. Os alunos montaram um coletor para arrecadar tampinhas de garrafas de suco, leite, refrigerante, embalagens de shampoo, entre outros. Durante o semestre foram coletados 15 quilos de tampas, que serão doadas para o abrigo. A ONG vende o material para reciclagem e a renda é revertida para a manutenção da instituição e cuidados dos animais resgatados.
Etec São Mateus Etec promoveu o Dezembro Verde, uma campanha contra os maus-tratos e abandono de animais. Foram arrecadados pacotes de ração e produtos para pets, que serão encaminhados para o Instituto Pancinha Feliz. A instituição realiza resgate de animais debilitados que necessitam de cirurgias e tratamento contra o câncer.
São Pedro Etec Gustavo Teixeira Arrecadação de brinquedos e panetones que serão doados para instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social no município.
Vargem Grande do Sul Etec de Vargem Grande do Sul Durante o ano letivo, a escola recebeu doações de brinquedos e recursos para aluguel de brinquedos infláveis e preparação de sacolinhas com surpresas para as crianças de 3 e 4 anos da Creche Gertrudes.