Etecs conquistam ouro, prata e bronze no campeonato nacional Cheerfest

Modalidade que desenvolve o lado artístico e esportivo do atleta, o Cheerleading ganha reconhecimento e conquista corações de estudantes das Escolas Técnicas Estaduais

13 de dezembro de 2022 10:23 am Esportes, Etec

Equipes das Etecs São Matheus e de Sapopemba celebram conquista de medalhas no 10º Campeonato Nacional Cheerfest l Foto: Divulgação

Equipes de cheerleading de duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) estão fechando o ano com duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze conquistadas na 10ª edição do Campeonato Nacional Cheerfest. Os estudantes das unidades de São Matheus e Sapopemba se dividiram em pequenos grupos para competir nas categorias individuais de níveis 2 e 3 no evento que ocorreu nos dias 3 e 4 de dezembro.

Este ano, o festival contou com uma parceria com a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (Serel) da Prefeitura de Osasco e reuniu mais de 70 equipes de vários estados do Brasil, divididos em 3 categorias: Escolar, Universitário e Clubes All Stars, se apresentaram no Ginásio José Liberatti, em Presidente Altino. A entrada era 1kg de alimento não perecível, que foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.

A história do Cheerleading no Centro Paula Souza começou em meados de 2015 e 2016 na Etec Sapopemba através do professor de educação de Educação Física, André Soares, que trouxe a proposta do esporte para a unidade como parte da estratégia de tornar as aulas mais atrativas. O docente conta que resolveu pesquisar mais sobre a modalidade quando percebeu que os estudantes se interessaram pelas aulas de ginástica acrobática e dança.

Em 2018 o professor levou a proposta de inclusão do esporte no Torneio Educativo, Esportivo, Cultural e Solidário (Tecsesp), que contou com 13 equipes de líderes de torcida participantes, e desde então a modalidade vem se expandindo pelas unidades das Etecs. “Eu sempre tive apoio dos meus diretores das unidades de São Matheus e Sapopemba, que incentivam a prática esportiva e as atividades artísticas. Sem eles nada disso teria acontecido”, conta André.

A capitã da equipe de São Matheus, Larissa Silva Gomes, comenta a importância que o cheerleading tem na sua vida: “O esporte me ajuda nos momentos em que eu preciso espairecer e até mesmo fugir um pouco da rotina escolar”, conta. “Receber incentivo e apoio dos meus professores, diretores e colegas é o que torna tudo ainda mais especial.”

A equipe de São Matheus também participou recentemente do Campeonato Nacional Arena Cheer de Cheerleading, realizado em Itapecerica da Serra, conquistando o primeiro lugar na categoria escolar COED (misto) nível 1.

Compartilhe


Veja também