Etecs e Fatecs recebem alunos com trotes solidários

Proposta é promover integração entre os novos alunos aos veteranos; ações de arrecadação de alimentos e outros produtos é voltada a instituições de assistência

8 de fevereiro de 2022 11:06 am Etec, Fatec, Institucional

Trote Solidário na Etec de Guaratinguetá, em 2019, teve gincana de arrecadação de alimentos l Foto: Divulgação

Após dois anos de pandemia, aulas em ensino híbrido e muitos desafios, as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais recorreram aos já tradicionais trotes solidários para receber e integrar os estudantes na volta às aulas. Além do clima de brincadeira das gincanas, a iniciativa também visa reunir calouros e veteranos em campanhas de solidariedade em prol das vítimas das enchentes no Estado e famílias em situação de vulnerabilidade.

Em Indaiatuba, a Fatec direcionou a ação em benefício de três municípios vizinhos que foram atingidos por fortes chuvas – Capivari, Monte Mor e Rafard. A direção entrou em contato com as prefeituras para apurar quais donativos são mais necessários e orientar a arrecadação junto aos estudantes.

Já na Etec de Mauá, os lacres e latinhas de alumínio arrecadados são doados ao Instituto Episteme, que presta assistência a crianças com diversas síndromes e transtornos. Também em Mauá, a Fatec realiza campanha de arrecadação de alimentos.

Veja exemplos das atividades promovidas por algumas Etecs e Fatecs em diversas regiões do Estado. As unidades aparecem em ordem alfabética de municípios:

Unidade

Ação

Araras

Etec Prefeito Alberto Feres

Os trotes solidários foram realizados por meio de gincanas. Os estudantes contribuíram com alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal, que foram encaminhados para diversas instituições de assistência.

Birigui

Etec Doutor Renato Cordeiro

A Etec arrecadou alimentos não perecíveis, fraldas, luvas cirúrgicas e máscaras descartáveis. Os donativos foram direcionados para instituição que cuida de idosos.

Campinas

Etec Bento Quirino

Houve arrecadação de alimentos não perecíveis, com participação de estudantes da Etec e de classes descentralizadas. As doações atenderam a Casa da Criança Paralítica de Campinas, que assiste cerca de 360 menores de até 15 anos.

Capital

Etec Irmã Agostina

Os alimentos não perecíveis arrecadados foram entregues a famílias em situação de risco, em parceria com a ONG Corrente de Bem.

Diadema

Fatec de Diadema

A recepção aos novos estudantes contou com arrecadação de produtos de higiene e limpeza, que foram distribuídos para diversas instituições de assistência ao idoso.

Francisco Morato

Etec de Francisco Morato

A Etec realizou arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados a instituições de assistência.

Guaratinguetá

Etec Prof. Alfredo de Barros Santos

Como ocorre todos os semestres, os estudantes participam da gincana solidária, na qual são arrecadados alimentos não perecíveis e material de higiene e limpeza. Os alunos também participam da escolha da instituição a ser beneficiada com as doações.

Guariba

Etec Bento Carlos Botelho do Amaral

Estudantes vão arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza.

Indaiatuba

Fatec Indaiatuba

Em razão das enchentes que atingiram três cidades vizinhas (Capivari, Monte Mor e Rafard), a Fatec está em contato com as prefeituras para saber quais os materiais de maior necessidade para ajudar as famílias atingidas. A ação envolve alunos, professores e servidores administrativos da unidade.

Itapira

Etec João Maria Stevanatto

A Etec arrecadou cestas básicas e alimentos não perecíveis em prol do Fundo Social de Itapira.

Itatiba

Etec Rosa Perrone Scavone

A arrecadação de produtos de higiene e limpeza realizada pelos estudantes vai beneficiar o Desafio Jovem Itatiba, ONG que cuida de pessoas com dependência química.

Fatec Itatiba

Em parceria com a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda do município, a Fatec vai arrecadar alimentos para serem doados a famílias em situação de vulnerabilidade. A unidade também vai receber fraldas geriátricas que serão doadas ao Lar São Vicente de Paulo.

Mauá

Etec de Mauá

Desde 2019 a Etec promove, por meio do trote solidário, a arrecadação de lacres e latinhas de alumínio. O material é revertido ao Instituto Episteme, que presta assistência a crianças com diversas síndromes e transtornos.

Fatec Mauá

A Fatec realiza campanha de doação de alimentos não perecíveis.

Olímpia

Etec Prof. José Carlos Seno Júnior

Com apoio do Grêmio Estudantil, a Etec realiza a campanha de arrecadação de livros para compor a geladeira literária. A iniciativa oferece leitura para toda a comunidade escolar.

Osvaldo Cruz

Etec Amim Jundi

Todos os semestres a Etec realiza arrecadação de materiais de higiene pessoal para serem destinados ao Lar São Vicente de Paulo.

Piracicaba

Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso

A proposta é uma disputa saudável entre as salas de aula para ver quem arrecada mais produtos para serem revertidos ao Banco de Alimentos de Piracicaba. Neste ano a gincana está prevista para ocorrer entre 19 e 25 de fevereiro.

Rio Grande da Serra

Etec de Rio Grande da Serra

A atividade de arrecadação de alimentos envolve toda a comunidade escolar, incluindo os estudantes veteranos e calouros. Os produtos serão doados para instituições do município.

Tatuí

Fatec Tatuí

Estudantes da Fatec vão arrecadar produtos de higiene pessoal que serão doados ao Lar São Vicente de Paulo.