Equipe de Fatec conquista o segundo lugar na Huawei ICT Competition

Em evento no Palácio Tangará, na Capital, os estudantes enfrentaram uma prova com 90 questões, em inglês, que tiveram de ser respondidas em apenas 90 minutos

29 de dezembro de 2022 9:07 am Institucional

Com a presença da vice-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon (terceira a partir da esq.), alunos receberam o prêmio | Foto: Divulgação

De 97 instituições brasileiras de Ensino Superior inscritas na Huawei ICT Competition 2022-2023, apenas treze chegaram à final nacional, realizada ontem (28), na Capital. Na disputa, coube à Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Registro o segundo lugar, conquistado pelos estudantes Nayara de Azevedo Leal, Diogo Kawaguchi Rosa e Vinícius da Silva Costa.

Nesta etapa, a prova foi feita em equipe com os três estudantes respondendo às 90 questões, propostas em inglês, em apenas 90 minutos. Os estudantes cursam Desenvolvimento de Software Multiplataforma e receberam da multinacional de tecnologia um prêmio de R$ 10 mil. Dois deles – Nayara, que terminou o segundo semestre, e Vinícius, que concluiu o primeiro semestre, são egressos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Registro.

A competição foi realizada no Palácio Tangará, hotel localizado na zona sul de São Paulo, dentro do Parque Burle Marx. Depois da prova, houve passeio pelo palácio, palestras e almoço. O dia terminou com festa para os competidores e convidados. Entre os palestrantes esteve presente a vice-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Emilena Lorenzon.

A equipe vencedora, que deve representar o Brasil da etapa regional da competição, no México, é da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Eles receberam um prêmio de R$18 mil.

Criada pela Huawei em 2015, a ICT Competition pretende difundir, entre os estudantes de tecnologia e engenharia, o conhecimento das áreas de tecnologias disruptivas: nuvem, redes e inteligência artificial, as três trilhas propostas na competição. Os alunos da Fatec concorreram no segmento Computer.