Em evento no Palácio Tangará, na Capital, os estudantes enfrentaram uma prova com 90 questões, em inglês, que tiveram de ser respondidas em apenas 90 minutos
Com a presença da vice-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon (terceira a partir da esq.), alunos receberam o prêmio | Foto: Divulgação
De 97 instituições brasileiras de Ensino Superior inscritas na Huawei ICT Competition 2022-2023, apenas treze chegaram à final nacional, realizada ontem (28), na Capital. Na disputa, coube à Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Registro o segundo lugar, conquistado pelos estudantes Nayara de Azevedo Leal, Diogo Kawaguchi Rosa e Vinícius da Silva Costa.
Nesta etapa, a prova foi feita em equipe com os três estudantes respondendo às 90 questões, propostas em inglês, em apenas 90 minutos. Os estudantes cursam Desenvolvimento de Software Multiplataforma e receberam da multinacional de tecnologia um prêmio de R$ 10 mil. Dois deles – Nayara, que terminou o segundo semestre, e Vinícius, que concluiu o primeiro semestre, são egressos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Registro.
A competição foi realizada no Palácio Tangará, hotel localizado na zona sul de São Paulo, dentro do Parque Burle Marx. Depois da prova, houve passeio pelo palácio, palestras e almoço. O dia terminou com festa para os competidores e convidados. Entre os palestrantes esteve presente a vice-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Emilena Lorenzon.
A equipe vencedora, que deve representar o Brasil da etapa regional da competição, no México, é da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Eles receberam um prêmio de R$18 mil.
Criada pela Huawei em 2015, a ICT Competition pretende difundir, entre os estudantes de tecnologia e engenharia, o conhecimento das áreas de tecnologias disruptivas: nuvem, redes e inteligência artificial, as três trilhas propostas na competição. Os alunos da Fatec concorreram no segmento Computer.