Governo do Estado inaugura prédio da Fatec Votorantim

Faculdade de Tecnologia começa atividades em fevereiro de 2023, com dois cursos: Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma

13 de dezembro de 2022 12:45 pm Institucional

A partir da esquerda, o coordenador do CPS, Rafael Alves; a diretora-superintendente Laura Laganá; Mauro Tomazela, da Fatec Tatuí; o secretário Bruno Caetano e a prefeita Fabíola Alves da Silva Pedrico l foto: Divulgação

Nesta terça-feira (13), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano, representou o governador Rodrigo Garcia na cerimônia de inauguração da sede da futura Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Votorantim, na Região de Sorocaba. A prefeita do município, Fabíola Alves da Silva Pedrico, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, participaram do evento.

“Esta primeira unidade de ensino superior pública de Votorantim é de uma importância enorme para a cidade e região. A cada dez alunos das Fatecs, nove estão empregados”, ressaltou Caetano. Na parceria para implantação da futura Fatec, coube à prefeitura alugar e adequar o imóvel que abrigará a unidade. O Governo do Estado ficou responsável pela compra do mobiliário e equipamentos, a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e sua manutenção. O investimento inicial previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões.

Com 5.621,94 metros quadrados de área construída, divididos em dois pavimentos, o prédio tem 19 salas de aula, espaço para 18 laboratórios, sala de integração criativa com espaço maker, biblioteca, auditório para 120 pessoas e 5 salas administrativas, entre outros ambientes.

A futura Fatec Votorantim começa as atividades em fevereiro de 2023. No Vestibular para o primeiro semestre do ano que vem, a unidade oferece dois cursos superiores de tecnologia: Controle de Obras (40 vagas no período da noite) e Desenvolvimento de Software Multiplataforma (40 vagas/noite). As inscrições do processo seletivo vão até 15 de dezembro pelo site www.vestibularfatec.com.br.

O município conta com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior, implantada no segundo semestre de 2008. Com 451 alunos matriculados, a unidade mantém os cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Informática para Internet, Logística e Segurança do Trabalho, além do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, Informática para Internet, Logística e Recursos Humanos (M-Tec) e do Ensino Médio com Qualificação Profissional de Administrador de Banco de Dados (MQ-Tec).

No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2023, a Etec oferece 215 vagas distribuídas entre os cursos técnicos de Contabilidade e os integrados de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet e Logística.