Etec de Praia Grande inicia campanha de arrecadação de mechas de cabelo

Neste ano, alunos do Técnico de Marketing Integrado ao Médio também buscam conscientizar a comunidade sobre a importância das doações de sangue

16 de setembro de 2022 12:15 pm Institucional

Alunos da Escola Técnica Estadual de Praia Grande buscam mobilizar a comunidade para conseguir doações | Foto: Divulgação

O projeto Mecha Solidária, criado por alunos e professores da Escola Técnica Estadual (Etec) de Praia Grande, inicia na próxima semana uma nova campanha. Uma das novidades é que, agora, a ação se estende também à doação de sangue.

A vocação para as ações sociais levou a unidade a propor, em 2016, que as alunas cortassem uma pequena mecha do cabelo e doassem a instituições credenciadas para a produção de próteses capilares. “Não pensamos apenas em pacientes oncológicas, mas também em portadoras de doenças como lúpus e alopecia,” diz a diretora Cibele Schmidtke Silva.

A campanha teve continuidade. Neste ano, conduzida pelos alunos do segundo ano do Técnico de Marketing Integrado ao Médio, ela tem início oficialmente no dia 19 de setembro, às 10 horas, e conta com novos parceiros e postos de coleta – urnas onde é possível depositar as mechas, que devem ter pelo menos dez centímetros de comprimento, estar presas por um elástico e acondicionadas em um saco hermético.

Cibele explica que não é preciso cortar o cabelo, mas recolher uma pequena porção interna. Os fios podem ter sido submetidos a tratamento químico e não precisam estar recém-lavados. “Desde que retornaram às aulas, mais de cem mechas já foram arrecadadas”, comemora Nilton Almeida, professor do eixo de Gestão, que coordena os trabalhos desde 2016. A campanha vai até o fim de outubro.

Com relação à doação de sangue, os estudantes vêm traçando estratégias de conscientização da comunidade para a importância dessa prática e alertando para o fato de que aos 16 anos já é possível ser um doador. No dia 19 de novembro, quando a campanha se encerra, ônibus fretados pela Prefeitura levarão os doadores para a cidade de Santos, onde fica o hemocentro mais próximo.

Dois perfis de Instagram ajudam a orientar a comunidade: @mechasolidarias e @doesanguedoevida.etec.

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.