Aluno da Etec é premiado em competição da Enel

Projeto prevê a captação de energia eólica pelo vento gerado em espaços como estações de trem, metrô e rodovias; estudante viaja em julho para Chile ou Estados Unidos

10 de junho de 2022 10:14 am Etec

Agachado, de moleton verde e preto, Caio faz questão de posar ao lado dos colegas de TCC | Foto: Divulgação

“É uma ideia simples, mas vai funcionar bem”, conta Caio Henrique Moraes Martins, aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira, da Capital, sobre o seu projeto Alpha HF, que acaba de vencer o concurso We Are Energy. Promovido pela Enel, empresa distribuidora de energia elétrica com sede na Itália, o concurso é dirigido aos filhos de funcionários e acontece nos 35 países onde a companhia está presente. A intenção é estimular estratégias para um planeta energeticamente mais sustentável, assunto que sempre esteve nos pensamentos de Caio.

A ideia, que ele define como “simples”, começou a nascer como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação da professora de Eficiência Energética Adriana Cristina Ruescas. E pode ser simples também para seus colegas do terceiro ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) de Eletrônica, mas certamente não foi o que pareceu à banca julgadora. O Alpha HF propõe estações de captação de energia eólica em rodovias e locais onde circulam trens e metrô.

O vento produzido por carros e vagões seria captado por essas estações, gerando energia. “Nunca havia me ocorrido algo assim, mas é tão claro:  as cidades estão em constante movimento”, surpreende-se Adriana, orgulhosa de Caio e dos outros jovens que participaram da equipe de TCC: André Souza Viana, Filipe de França Guerreiro, Filipe Hiago de Lima Freires, Júlio Cesar Martins de Souza, Luis Henrique Barros Braga, Marcos Vinicius da Silva, Teófilo Emídio Fernandes e Victor dos Santos Lopes.

Como prêmio, Caio embarcará para o Chile ou Estados Unidos (a organização ainda não tem o destino definido) no início de julho para uma semana em um campus de inovação, ao lado de 110 crianças e jovens de todo o mundo, vencedoras em seus países.

Vitorioso pela terceira vez

Em 2019, a proposta do We Are Energy era uma redação com o tema “Interação Social”. Caio levou o prêmio: duas semanas na Itália com estudantes de outros países, em que as atividades envolviam, justamente, interação social. Em 2020, a chegada da pandemia de Covid foi responsável pela suspensão do concurso, que só voltou em 2021, online, com reuniões pela plataforma Teams. Pensar uma cidade sustentável foi o desafio da vez, e Caio sugeriu o uso de energia eólica e solar, além da energia à base de metano, captada nos aterros sanitários. Venceu e a viagem, dessa vez, foi substituída por um tablet.

Alpha HF significa Alpha Hélice Futurística. Muito correto para alguém que já tem claro o que fará no futuro: “Quero ter uma empresa de produção de energia renovável”, conta Caio, como sempre, na maior simplicidade.