Robótica divulga vencedores do 5º Hackathon Acadêmico

Projetos de estudantes das Etecs Abdias do Nascimento, Profº Armando José Farinazzo e Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida foram os campeões do torneio

13 de dezembro de 2022 9:44 am Etec, Premiação, Projetos

Anúncio dos vencedores foi feito durante evento na sede da Oracle, em São Paulo, realizado nesta segunda (12) | Foto: Divulgação

Projetos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Abdias do Nascimento, Profº Armando José Farinazzo e Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, foram os grandes campeões da quinta edição do Hackathon Acadêmico. As equipes vencedoras foram divulgadas pelo time da Robótica Paula Souza em evento realizado na sede da Oracle, em São Paulo, com transmissão ao pelo YouTube.

Os participantes apresentaram soluções com desenvolvimento de aplicativos mobile, web e/ou produtos, para atender a três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 8 (Emprego decente e crescimento econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

O projeto Knowing Yourself arrebatou o primeiro lugar da competição. Orientados pela professora Stephany Martins, o grupo seguiu a ODS 10 (Redução das Desigualdades) e desenvolveu um aplicativo que busca informar e auxiliar pais de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e psicólogos. O app trabalha na evolução do tratamento, por meio de atividades, rotina e acompanhamento médico. A equipe vencedora é formada pelos estudantes da Etec Abdias do Nascimento, da Capital, Antonia Leonarda Chagas dos Santos, Beatriz de Oliveira Lima, Bianca Bezerra Amorim, Cauã Souza Carvalho e Lucas Rodrigues Santos.

A segunda colocação ficou com o projeto Auxilium, dos estudantes da Etec Profº Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, Nathan Henrique de Oliveira Santos, Pedro Henrique Tambara Zanutto, Vinícius Siqueira de Oliveira, Williston Nakasato Borges e Yuri Ribeiro Abe, com orientação do professor Luis Antônio Soares. Seguindo a ODS 10 (Redução das Desigualdades), os alunos desenvolveram um app de doação de roupas, objetos, alimentos e recursos financeiros, que facilita a comunicação entre pessoas interessadas em doar, instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social, de forma rápida e prática.

O projeto IBI ficou em terceiro lugar. A ideia foi desenvolvida pelas alunas da Etec Profa. Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte, Lorena Guareschi Rondon, Maria Heloyse Tamborlim Binkowski e Maria Teresa Dias Lima. Sob orientação do professor Douglas Baptista de Godoy, as estudantes atenderam a ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e criaram um aplicativo que auxilia a população sobre o descarte consciente dos resíduos sólidos. No IBI, o usuário tem acesso ao mapa de sua cidade, indicando a localização dos pontos de coleta, além de obter informações sobre a Agenda da Coleta, que indica quando o caminhão da coleta passará em seu bairro/rua.

Os vencedores ganharam mentorias especializadas e possibilidade de networking durante todo o período de desenvolvimento dos projetos, além de certificados de participação e brindes especiais de parceiros do evento.

“Este projeto traz situações da realidade para dentro da sala de aula e busca soluções para os principais problemas que vivemos”, comenta a diretora do Centro de Capacitações do Centro Paula Souza (CPS), Lucília Guerra.

A edição contou com o apoio da Oracle Academy, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Conselho Regional dos Técnicos de São Paulo (CRT-SP) e Prefeitura Municipal de Palmital, além de outras empresas como Mamute Eletrônica, Embarcadero, Mergulho Sustentável, Digital House, Unimed Fernandópolis, Unimed Ourinhos, Conexper, Data Sciencer e Bon Vivant.