Aluna da Etec conquista bolsa integral em Stanford

Jovem foi selecionada pelo Programa Oportunidades Acadêmicas, do EducationUSA; estudante também vai participar do Jovens Embaixadores, em janeiro de 2023

21 de dezembro de 2022 9:08 am Etec, Internacional, Qualidade de Ensino

Nathaly Shige Silva ganhou bolsa integral na universidade norte-americana, localizada na Califórnia I Foto: Divulgação

Após ser uma entre os 50 estudantes selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores, a aluna do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Martin Luther King, da Capital, Nathaly Shige Silva, acaba de conquistar uma bolsa integral para estudar na Stanford University. Localizada na região de Palo Alto, na Califórnia, a instituição está entre as mais renomadas dos Estados Unidos e é conhecida como a universidade dos empreendedores, pois entre seus ex-alunos e professores estão fundadores de grandes empresas, como HP, Google, Yahoo e Nike. A Stanford University ainda incentiva a criação de startups de tecnologia todos os anos.

“A Nathaly nos deixou orgulhosos com sua indicação para o Programa Jovens Embaixadores e reforçou esse sentimento com a conquista da vaga em Stanford. Durante o desenvolvimento do TCC de seu grupo, ela foi fundamental para o sucesso do trabalho, assumindo um papel de grande destaque, não só por suas habilidades operacionais, mas também demonstrando um excelente posicionamento como líder da equipe”, comenta o diretor da Etec, Valdir Ferri Ross.

Como a jovem sempre sonhou em estudar fora do País, começou a aprender inglês sozinha. Depois ingressou no projeto social Globalizando para aprimorar seus conhecimentos no idioma. “Neste ano, descobri que existia a possibilidade de estudar nos Estados Unidos, com uma bolsa integral por meio de programas que auxiliam brasileiros.” Ela se refere ao Programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA, rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano, que tem o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre as oportunidades de ingressar em um curso de graduação, além de cobrir os custos do processo de admissão.

Nathaly está entre os 20 brasileiros selecionados pelo programa e terá o estudo financiado, incluindo moradia, alimentação, seguro-viagem e ajuda de custo até o término do curso. O embarque está previsto para agosto de 2023, início do ano letivo americano. Ao se candidatar, ela reportou à universidade seu engajamento em diversos projetos sociais e a paixão por empreendedorismo e inovação. Além disso, os professores da Etec forneceram cartas de recomendação.

“Minha jornada começou quando ingressei na Etec, em 2020, onde descobri uma paixão muito grande por empreendedorismo, inovação e startups. Com a ajuda de professores, comecei a explorar oportunidades fora da escola para me desenvolver nessa área e complementar o meu curso técnico”, relata.

Ross lembra que ela ingressou na Etec no ano em que surgiu o desafio do ensino remoto. Em 2021, foi preciso nova adaptação ao formato híbrido. “Nesse período, os professores relatam que ela sempre demostrou ser atuante, engajada e autossuficiente. Como nessa época trabalhamos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), os professores perceberam as afinidades dela com os temas sociais”, comenta.

Primeiro lugar

Ainda em 2020, Nathaly participou do JA Startup, programa no qual os participantes criam uma startup do zero. Durante quatro semanas, eles têm aulas ao vivo e encontros síncronos com pessoas voluntárias que guiam o grupo para a criação da solução. “Junto com outra participante, desenvolvi a Opportunity It, uma startup educacional que utiliza análise de dados e inteligência artificial para ampliar o acesso às oportunidades e desenvolvimento acadêmico para jovens. Com este projeto, ganhamos o primeiro lugar na competição.”

As estudantes continuaram com a Opportunity It, apresentando-a em hubs de inovação, se conectando com pessoas influentes do mercado e recebendo mentorias de profissionais qualificados. Nathaly seguiu com o projeto até 2021. “Continuei me aprimorando nessa área de empreendedorismo. Fiz vários cursos direcionados à inovação, design e marketing, além de participar de competições individuais, principalmente os hackathons.”

Desde pequena, Nathaly tem uma paixão por equidade de gênero. Ela é uma das fundadoras do D&D Girl Up Club, organização que tem a missão de lutar por uma vida melhor para meninas e mulheres de classes economicamente desfavorecidas. Por meio das redes sociais, o grupo produz conteúdo sobre igualdade de gênero e cria campanhas de conscientização e mobilização. Além disso, participa de movimentos políticos no Brasil e em São Paulo. “Por meio de nossos programas de mentoria, contribuímos para transformar mulheres em líderes e empreendedoras.”

D&D Girl Up Club também contribuiu ativamente com a elaboração do Programa Dignidade Íntima, criado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Lei 17.525, de 23 de março de 2022. O objetivo da iniciativa é garantir às alunas das escolas estaduais, Etecs e Fatecs a dignidade menstrual, mediante o acesso aos meios adequados de higiene pessoal.

Programa Jovens Embaixadores

A jovem embarca no dia 13 de janeiro de 2023 para o Jovens Embaixadores, programa promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA). Com coordenação da embaixada e consulados norte-americanos no Brasil, a iniciativa oferece intercâmbio de duas semanas para alunos do Ensino Médio da rede pública com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social.