Alunos de Etecs embarcam nesta sexta-feira para Intercâmbio Cultural

Grupo vai a Cambridge, na Inglaterra, onde fará curso intensivo de inglês e programas culturais; em 2023 está previsto o embarque de mais de 300 estudantes pelo programa

22 de novembro de 2022 12:54 pm Internacional

Programa beneficia estudantes inscritos com melhor aproveitamento acadêmico em seus cursos e unidades de ensino | Foto: Divulgação

“Atenção, tripulação. Portas em automático”. Nas últimas semanas, 20 estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza sonham com o momento em que vão ouvir essa frase quando já estiverem devidamente acomodados no voo que os levará a Cambridge, na Inglaterra. O primeiro grupo de alunos do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza 2022 já está de malas prontas e contando as horas para o embarque.

Ao longo de 2023, mais de 300 estudantes das Etecs e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) serão contemplados com a experiência de viver e estudar por quatro semanas em cidades da Inglaterra e Irlanda. O programa beneficia os estudantes inscritos com melhor aproveitamento acadêmico em seus cursos e unidades de ensino. Do total de 329 bolsas de estudo oferecidas, 241 destinaram-se às Etecs, sendo 3 vagas para alunos de cursos técnicos EaD. Para as Fatecs, 88 alunos foram selecionados, com 4 vagas para estudantes matriculados em cursos a distância.

O programa prevê curso intensivo de língua inglesa, com duração de quatro semanas, na Inglaterra ou na Irlanda, com as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, seguro-viagem e ajuda de custo.

Nos dias que antecedem a viagem, prevista para sexta-feira (25), os jovens arrumam malas e fazem os últimos preparativos para aquela que, todos concordam, vai ser a maior aventura de suas vidas.

Contando as horas para primeira viagem aos 16 anos

Letícia Soares, da Etec Benedito Storani, em Jundiaí: malas prontas e ansiedade para primeira viagem internacional l Foto: Divulgação
Letícia Soares, da Etec Benedito Storani, em Jundiaí: malas prontas e ansiedade para primeira viagem internacional l Foto: Arquivo pessoal

Selecionada entre os estudantes da Etec Benedito Storani, em Jundiaí, Letícia Santos Cardoso Soares, de 16 anos, fará sua primeira viagem internacional. Estudante do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Alimentos, a jovem também faz o curso técnico de Administração aos sábados. Ela conta que foi uma das primeiras a se inscrever e ficou muito animada quando o coordenador Daniel Augusto Büll entrou em contato para avisar que ela havia sido escolhida. “Vai ser uma experiência única e eu mal posso esperar para aproveitar cada momento”, afirma.

Enquanto não chega o dia do embarque, Letícia pesquisa na internet sobre a cidade e a escola. Também planeja enviar um e-mail de apresentação para a “host family” que vai recebê-la. “Já comprei uns presentinhos bem brasileiros para levar e estou muito ansiosa para conhecer a casa onde vou ficar”, diz. “Com certeza essa viagem vai mudar tudo na minha vida. Nunca imaginei que teria essa experiência com apenas 16 anos e tenho certeza que que vai ser muito importante na minha trajetória profissional”, afirma a jovem, que pretende estudar Psicologia.

Experiência internacional que abre portas

Juliana Schiavi, da Etec Presidente Vargas, em Mogi: expectativa de se adaptar bem e fazer novas amizades l Foto: Arquivo pessoal

Aluna da Etec Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes, Julia Schiavi Thurler, de 16 anos, vai dividir o quarto com Letícia. Cursando o 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Química na Etec Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes, ela ficou feliz em compartilhar a experiência com alguém que também é vegetariana. “Vamos ficar numa casa juntas e sempre dá um certo medo de não ter comida apropriada, mas acho que vai dar tudo certo”, afirma.

Para Julia, que viajou para Orlando, nos Estados Unidos, com a mãe em 2018, a expectativa agora é totalmente diferente. “Uma coisa é a viagem de férias, outra é essa experiência de viver o dia a dia e estudar num país totalmente diferente do seu”, afirma ela que estuda inglês desde pequena e que no ano passado fez a prova para conquistar o certificado Cambridge, de proficiência no idioma. “Eu falo inglês e estudei bastante para o teste, mas sempre dá um pouco de medo especialmente porque o sotaque britânico é bem diferente”, diz. “Estou ansiosa para chegar lá, ver onde vou ficar, se vou conseguir andar sozinha sem me perder, me adaptar e fazer novas amizades.”

Após concluir o Ensino Médio, Julia pretende prestar vestibular na área de medicina voltada ao esporte e acredita que o intercâmbio será um divisor de águas na sua trajetória. “Além do inglês, acho que essa experiência vai abrir muitas portas para mim”, afirma a estudante que pratica vôlei e jiu-jitsu. “Quero conhecer o mundo todo e pretendo fazer outros intercâmbios e cursos fora para conhecer gente e culturas diferentes.”

Imersão no idioma para turbinar a formação acadêmica

Estudante da Etec de Mauá, Hugo Lopes dos Santos, de 17 anos, aposta que a viagem vai influenciar e mudar sua vida l Foto: Arquivo pessoal


Aos 17 anos, Hugo Lopes dos Santos, que faz o Ensino Médio Integrado ao Técnico de Química na Etec de Mauá, também é estreante nas viagens internacionais. Com conhecimento básico de inglês, ele acredita que a imersão no idioma por quatro semanas vai acrescentar muito na sua formação. “Nunca pensei que um dia eu fosse sair do país e nem me interessei muito quando soube do programa, mas minha coordenadora, Renata Lobo, me incentivou e eu me inscrevi”, conta. “Agora estou super ansioso e mal posso esperar para começar a viver tudo isso.”

Hugo tem feito pesquisas sobre a escola, a casa onde ficará hospedado e os pontos turísticos que planeja visitar. “Tudo vai ser muito diferente para mim, mas tenho certeza de que essa viagem vai influenciar toda minha vida”, afirma ele, que está só um pouco preocupado com a gastronomia local. “Fiquei sabendo que os ingleses são muito focados em batatas e pode ser que tenha que encarar alguma comida que eu não gosto, mas acho que eu dou um jeito.”

Oportunidade que chega na hora certa

Estudante do curso Eletroeletrônica na Etec Lauro Gomes, Débora Corsi diz que oportunidade que chegou na hora certa l Foto: Arquivo pessoal

Com duas graduações Informática para Negócios pela Fatec São Bernardo e em Administração, em universidade privada, Debora Corsi de Souza, de 35 anos, também vai pisar em solo estrangeiro pela primeira vez por meio do Programa de Intercâmbio do CPS. Ela conquistou a vaga como aluna do curso técnico em Eletroeletrônica na Etec Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo.

Segundo Debora, a oportunidade chegou na hora certa. “De um ano para cá, a empresa onde eu trabalho começou a trabalhar muito com importação e o domínio do inglês passou a ser muito importante para o meu crescimento profissional”, afirma a estudante, que tem apenas conhecimentos básicos do idioma.

Débora tem driblado a ansiedade em pesquisas na internet. Também já recebeu informações sobre a casa onde vai morar e gostou de saber que a família tem um gatinho. “Vai me ajudar a não sentir tanta saudade dos meus oito gatos”, brinca a estudante, que também comemora o fato de saber que os colegas de intercâmbio não ficarão distantes, mas em ruas e bairros próximos. “Minha expectativa é a melhor possível e estou ansiosa para iniciar a imersão no idioma porque sempre senti um certo bloqueio no ingles”, diz. “Vai ser incrível conhecer outra cultura, outras pessoas e aumentar minha network.”

Escala em Cambridge antes da vida universitária

Marcos Paulo Medeiros Martins, de 18 anos, fará sua primeira viagem internacional antes de começar a vida universitária l Foto: Arquivo pessoal

Com o diploma de Ensino Médio da Etec Alberto Santos Dumont, no Guarujá, o estudante Marcos Paulo Medeiros Martins, de 18 anos, acaba de apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Técnico de Desenho da Construção Civil na Etec Aristóteles Ferreira, em Santos, e se prepara para iniciar a faculdade de Direito. Antes, porém, vai fazer uma escala de um mês em Cambridge. “Não vejo a hora de embarcar e começar essa experiência”, afirma.

Morador do Guarujá, o estudante tem investido em aulas particulares de inglês para poder aproveitar a oportunidade ao máximo. Também passa boas horas fazendo pesquisa e planejando roteiros de lugares para visitar nos finais de semana, quando os estudantes têm tempo livre para explorar a região. “Quero visitar Londres e recebi muitas dicas de museus e prédios icônicos que pretendo conhecer”, afirma.

“Essa viagem vai mudar tudo na minha vida e vai ser muito importante nessa fase em que acabei de terminar um curso técnico e me preparo para iniciar a vida universitária em 2023”, afirma. “Espero que seja a primeira de muitas. Pretendo me jogar e aproveitar ao máximo.”

Na mala, além de roupas de frio, Marcos está levando paçoca, artesanato da sua cidade e vuvuzelas para presentear os três filhos pequenos da família que vai hospedá-lo, afinal, a Copa do Mundo já começou. Animado, ele conta que assistir aos jogos longe da família e dos amigos vai ser bem diferente. “Estou muito ansioso e vou torcer pelo hexa”, conta Marcos, que também está levando camisa da seleção na bagagem. “Espero que a família que vai me hospedar torça pela nossa seleção, mas vou ficar preocupado se o Brasil enfrentar a Inglaterra porque eles estão jogando muito bem.”

Compartilhe


Veja também