Com aplicativo para proteger mulheres contra o assédio e a violência, desenvolvido como TCC na Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, da zona norte da Capital, Mateus de Lima Diniz vence reality show
Mateus de Lima Diniz desenvolveu projeto vencedor na Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira | Foto: Reprodução
Com um aplicativo para proteger mulheres contra o assédio e a violência, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Horácio Augusto da Silveira, da Capital, o jovem Mateus de Lima Diniz, de 23 anos, conquistou o primeiro lugar no desafio Expo Favela. O reality show organizado pela TV Globo selecionou os dez melhores projetos apresentados no evento para um concurso e o vencedor foi anunciado na última edição do programa É de Casa. Confira!
O Expo Favela é uma feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups da favela. Realizada em abril, a mostra reuniu 300 iniciativas de um total de mais de 20 mil inscritos de todo o País. “Fiquei muito feliz pelo prêmio e pelo reconhecimento do nosso projeto que nasceu numa comunidade da Vila Maria e agora está ajudando a salvar vidas com um simples toque no celular”, afirma Mateus. Apresentado em 2020 como TCC do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, o app Todas por Uma também participou da Escola de Inovadores do Centro Paula Souza (CPS) e de outras iniciativas de apoio a startups.
O autor da proposta conta que, após o TCC, resolveu aprimorar o funcionamento do app em parceria com o colega Leonardo Salazar, que também estudou na Etec. “Adotamos uma tecnologia que permite à pessoa ameaçada balançar o celular para enviar pedidos de socorro, de forma discreta, para não chamar a atenção do agressor. Automaticamente, aparece uma propaganda na tela, simulando um site de compras, como uma forma de camuflagem”, explica. Além disso, o aplicativo faz um mapeamento dos locais mais perigosos da região via GPS.
Atualmente, o Todas por Uma conta com mais 20 mil downloads em 12 países nas plataformas Android e iOS. A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser acessada pelo site todasporuma.com.
A cura pela diversidade
Outro destaque do reality show foi o game A Cura, criado por Victor Garcez, ex-aluno do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul. Ele ficou entre os dez finalistas do desafio ao retratar a história de um cientista negro que precisa encarar uma série de desafios para salvar a humanidade de uma pandemia. “O projeto foi idealizado durante o período de TCC na Fatec, com a proposta de incluir temas ligados à diversidade no mundo dos games, levando arte, cultura e diversão para todos”, conta Victor. A Cura Game tem data prevista para lançamento nas plataformas digitais em julho. Confira!