Escola Técnica vence concurso ‘Altar Día de Muertos’

Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, Fatec Itu e Fatec Ipiranga obtiveram os primeiros lugares; trabalhos estão expostos no Memorial da América Latina

8 de novembro de 2022 3:02 pm Eventos, Parcerias

Professor e alunos da Etec de Santana de Parnaíba, que homenagearam Bruno Pereira e Dom Phillips, sãos os vencedores da 3ª edição do concurso | Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, de Santana de Parnaíba, foi a vencedora do terceiro Concurso Cultural Altar Día de Muertos, uma parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e o Consulado Geral do México em São Paulo. Ao todo, cinco trabalhos foram expostos no Memorial da América Latina, na Capital. O público pode conferir a mostra até 13 de novembro, com entrada gratuita.

A montagem de altares em homenagem aos mortos, que faz parte da tradição mexicana durante uma de suas mais tradicionais comemorações, foi o desafio proposto a professores e alunos de todas as Etecs e Fatecs do Estado. Dos 70 grupos inscritos, cinco foram selecionados para a competição final, que ocorreu no sábado, (5).

Para escolher os vencedores, o júri levou em conta originalidade e apresentação de cada altar, além de elementos essenciais, como oferendas (alimentos, bebidas, objetos), arcos de flores, dobraduras e papéis picados e fotografias dos homenageados. Cada equipe criou seu altar baseando-se na cultura mexicana, seus preceitos e tradições.a

A Etec Santana de Parnaíba, grupo vencedor, criou um altar em homenagem ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, assassinados na Amazônia em junho deste ano. Segundo os alunos que construíram o altar, o tema foi escolhido com o objetivo de conectar o ambientalismo e a luta pela preservação da Amazônia à cultura mexicana. “O altar também representa a valorização e o respeito aos povos originários do nosso país”, diz Giullya Oliveira da Silva, estudante que trabalhou no projeto junto com Paloma Kouzmin de Oliveira Santos, Enzo Jesael Brandão Cardeal Ortiz, João Victor Ribeiro Lemes e Luis Eduardo Godoy Silva.

O professor Valdecir David da Silva, idealizador do altar, ganhou uma viagem com acompanhante para o México e todos os alunos receberam convites para o cinema. Os prêmios foram entregues por integrantes do Consulado Geral do México em São Paulo.

Já entre as Fatecs, o altar que conquistou o segundo lugar foi idealizado pela professora Luciane Salete Panisson e realizado pelos estudantes Cassio Rodrigo Brito de Moraes, Soraia da Silva Kloppel, Laura Maria de Abreu e Jucineide de Araújo, do curso de superior tecnológico em Eventos de Itu. O grupo decidiu homenagear Osiris Oliveira Paes, Francisca Moreira de Oliveira e Dayanne Raab dos Santos, estudantes da Fatec Itu que partiram. Por meio do altar, os alunos encontraram uma maneira de mostrar que, mesmo após a morte, os ex-colegas deixaram suas marcas na história da Fatec e ainda continuam presentes na memória de todos na unidade.

A Fatec Ipiranga ficou com o terceiro lugar com a homenagem à Tarsila do Amaral, artista brasileira considerada uma das principais artistas latino-americanas e reconhecida mundialmente. Idealizado pelo professor Marcos Julio e realizado pelos estudantes Lidiane de Assis Rosendo, Rosilda Azevedo Vieira, Mariana Grisi Emerson Xavier, Helena Montilha Magnesi e Sérgio Scavone do curso superior tecnológico em Eventos , o altar “grito do Abapuru”, trouxe referências da participação da artista na Semana de Arte Moderna, que aconteceu em São Paulo, no ano de 1922.

“O concurso promove um espaço para o desenvolvimento de competências interculturais ao colocar os estudantes em contato com as práticas culturais do México, por meio da pesquisa sobre a efeméride de Día de Muertos e da construção desses altares, que são ricos em simbologia”, afirma a assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis.

Día de Muertos

O desafio cultural foi um tributo ao Día de Muertos, celebração da tradição mexicana, realizada anualmente entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Nesse período são construídos altares com ornamentos, retratos, comidas e objetos. Os mexicanos acreditam que, com o ritual, as almas retornam para o mundo dos vivos e participam das festas. A celebração é considerada uma das tradições mais representativas da cultura mexicana e foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003.

Exposição de Altares
Quando: Dias 8, 9, 10 e 11 de novembro, das 10 às 17 horas | dias 12 e 13 de novembro, das 11h30 às 20 horas
Onde: Galeria Marta Traba – Portões 2 e 5 do Memorial da América Latina